Topo

Joel e zagueiro azarado: tudo que você precisa saber sobre goleada santista

Joel e Lucas Lima - Ivan Storti/ Santos FC - Ivan Storti/ Santos FC
Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Do UOL, em São Paulo

25/02/2016 21h52

Joel fez os santistas esquecerem de Ricardo Oliveira antes mesmo de o artilheiro e camisa 9 deixar o clube – se é que ele concretizará transferência para a China. No Pacaembu, nesta quinta-feira (25), o camaronês foi um dos destaques do time em goleada contra o Mogi Mirim, com dois gols marcados no 4 a 1. Lucas Lima, agora ainda mais loiro, também brilhou em campo – foi o craque da noite.

Confira os destaques da partida abaixo:

JOEL EM NOITE DE RICARDO OLIVEIRA

Joel - Mauro Horita/AGIF - Mauro Horita/AGIF
Imagem: Mauro Horita/AGIF

Artilheiro do Brasil em 2015, Ricardo Oliveira ficou fora do jogo, e a justificativa foi clara: está negociação de transferência para a China. Joel, escolhido por Dorival Jr. para substitui-lo, deu conta do recado: além de tabelar com Lucas Lima na jogada do gol, anotou o segundo, em trama armada com o meia Serginho, e o terceiro, de cabeça, tento típico de centroavante.

O AZARADO: BRUNO COSTA, DO MOGI

 

Bruno Costa, zagueiro do Mogi Mirim, deve ter acordado com o pé esquerdo nesta quinta-feira. O defensor estava no lugar errado aos 26 minutos do primeiro tempo, quando Lucas Lima cruzou bola e ele marcou contra, e de novo aos 29 do segundo, quando a redonda que desviou nele, depois de chute de Gabigol, sobrou na cabeça de Joel, que anotou o terceiro tento do Santos. Que noite, zagueirão!

CRAQUE DO JOGO: LUCAS “REUS”

 

O meio-campista Lucas Lima estrou seu novo penteado, em loiro oxigenado, na partida. E a torcida, na internet, entrou na brincadeira: o armador logo virou o Lucas “Reus”, em referência ao jogador alemão do Borussia Dortmund. Lucas Lima foi o dono da bola no Pacaembu, atuação coroada com gol no fim do jogo, de pênalti.

Até Lulinha, ex-promessa do Corinthians que defende o Mogi Morim, reconheceu: “é difícil, complicado. Vemos ele uma hora na esquerda, outra na direita, é muito difícil”, desabafou, na saída para o intervalo.

Lucas Lima cara a cara com goleiro -  Ivan Storti/ Santos FC -  Ivan Storti/ Santos FC
Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

O CAPITÃO DA VEZ: RENATO

Renato - Ivan Storti/ Santos FC - Ivan Storti/ Santos FC
Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Ricardo Oliveira não é só o artilheiro do Santos, mas também o capitão. Sem ele, Dorival entregou a braçadeira a outro ídolo da torcida alvinegra, o também experiente Renato – que fez boa partida. Foi o volante quem usou a faixa com a letra Z, homenagem a Zito, capitão do time histórico da década de 60, que morreu em 2015.

DORIVAL ABANDONA O 4-3-3

Santos - UOL - UOL
Imagem: UOL

O treinador do Santos já havia testado o Santos no 4-4-2 no jogo passado, clássico contra o Palmeiras, e insistiu no esquema contra o Mogi Mirim. Deu certo. Em 2015, Marquinhos Gabriel (ou Geuvânio) atuava pelas pontas, em um 4-3-3, e o clube iniciou esta temporada testando Paulinho e Patito na posição. A má resposta da dupla fez Dorival dar chance ao meia Serginho, da base, que correspondeu: deu trabalho em três chutes de longe e uma assistência, para Joel, no segundo gol.

JUCA ELOGIA SANTOS DO PACAEMBU

O jornalista e comentarista Juca Kfouri avaliou positivamente a atuação do time. “Santos passeia no Pacaembu”, escreveu. Mais do que isso, chama Lucas Lima de “pérola” e destaca que a equipe levou três vezes mais torcedores ao mesmo estádio em que o São Paulo jogou na última quarta. Foram 11.371 presentes, com renda de R$ 322.370. 

WENDEL EM RARO MOMENTO DE GOL

 

Você deve se lembrar de Wendel, o lateral direito que já passou pelo Palmeiras, pelo Santos, veterano no futebol, de 34 anos. Pois ele, apesar da longa carreira, de ter passado por grandes clubes, marcou nesta quinta-feira apenas o segundo gol da sua vida em partidas oficiais. E o primeiro nem faz tanto tempo assim: em novembro de 2015, defendendo o Boa Esporte, balançou a rede contra o Bahia. 

TRAVE INGRATA

 

O jogo foi movimentado, teve cinco gols, mas poderia ter tido mais. Isso se o gol fosse um pouquinho maior. Uma bola de cada time explodiu na trave: primeiro foi Serginho, aos 39 minutos do primeiro tempo, que recebeu lançamento de Lucas Lima e tocou por cobertura na saída do goleiro – a bola carimbou o poste esquerdo. Na sequência, aos 46, Gabriel Dias, do Mogi, bateu forte e acertou o travessão.