Topo

Tite diz que início de temporada do Corinthians é acima da expectativa

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

27/02/2016 23h42

São seis vitórias e dois empates em 2016. Neste sábado, depois de Corinthians 1 x 0 Oeste, placar construído com gol de Rodriguinho no final, Tite afirmou que o início de temporada está acima da expectativa pessoal. Depois de ser campeã brasileiro com sobras, a equipe corintiana perdeu seis titulares no mercado. Por ora, tem a melhor campanha do Paulistão.

"É difícil quantificar o ponto dele porque é uma equipe em formação e que ela tem espaço de crescimento, de entrosamento e o quanto vai crescer e passar por adversidades. Pressão também é aprendizado. É manter nível de concentração", comentou.

"De quatro jogos, vencemos dois e empatamos dois (seguidos) com gol no final. Em termos emocionais não é legal. Mostra mentalmente equipe forte e focada, mas não deixa de jogar até o final. São 90 minutos, constrói, é 70% de posse de bola, quase 600 passes para ter melhor escolha", acrescentou ainda.

Tite também se lembrou da quantidade de oportunidades desperdiçadas na hora da conclusão. "Foram 17 (finalizações) contra o São Bento e acertamos duas no gol. Hoje 17 e acertamos 4. É índice pequeno, baixo. A equipe nervosa, que queria construir sem primeira transição bem feita. Falei calma, desacelera, faz bom domínio e passe e velocidade vai se dar quando houver essas coordenações. Não tem gol construído por sorte. Vou repetir. Tem construído os resultados ao longo do jogo. A equipe está um pouquinho acima do que esperava".

Ele também falou a respeito de duas correntes de pensamento: uma que prefere repetir equipe atrás de entrosamento e outra que prefere mesclar atletas para ter todo o elenco em condições de jogo. "A ideia é montar 11. Minha ideia de futebol é repetir posição e função, jogar sem pensar, coordenação de movimentos e por vezes isso determina resultado de jogo".

Há, porém, a condição física dos atletas, como Guilherme. "Estava programado de 45 a 60 minutos porque se perde a coordenação fina com pouco tempo de recuperação. No lance da precisão do passe, você executa rápido. Contra o São Bento ele foi muito bem nessa função. Hoje um pouquinho abaixo. A equipe esteve abaixo do seu normal nessas construções".