Topo

Palmeiras inicia maratona em casa no 50º jogo de Marcelo Oliveira no clube

Marcelo Oliveira tem aproveitamento de 52,4% dos pontos no Palmeiras - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Marcelo Oliveira tem aproveitamento de 52,4% dos pontos no Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

28/02/2016 06h00

O Palmeiras dará início neste domingo (27) a uma série de quatro partidas seguidas no Allianz Parque. O confronto com a Ferroviária, o primeiro da maratona em casa, marcará também o 50º jogo do técnico Marcelo Oliveira no comando do time alviverde.

Diante da equipe de Araraquara, o Palmeiras busca ratificar a reação iniciada na última rodada do Paulistão, quinta-feira passada. Na ocasião, o time pôs fim à série negativa de cinco jogos sem vencer — foram quatro partidas pelo estadual (com três empates e uma derrota) e uma pela Libertadores (2 a 2 com o River Plate-URU, fora de casa).

Pouco mais de oito meses depois de assumir a equipe, Marcelo Oliveira soma 22 vitórias, 11 empates e 16 derrotas, com aproveitamento de 52,4% dos pontos disputados e um título conquistado -- a Copa do Brasil, no começo de dezembro, no terceiro título nacional em três anos (sagrou-se bicampeão brasileiro com o Cruzeiro em 2013 e 2014).

Apesar do troféu no Palmeiras, Marcelo iniciou a temporada 2016 sob desconfiança. Após dois amistosos no Uruguai durante a pré-temporada (vitória sobre o Libertad-PAR e empate com o Nacional-URU), o Palmeiras estreou com triunfo no Paulistão (2 a 0 diante do Botafogo). Depois, porém, o time enfrentou o jejum de triunfos.

Na partida deste domingo, Marcelo Oliveira colocará o esquema 4-3-1-2 em prática pela terceira vez desde que chegou ao clube. Em 2015, o treinador não abriu mão do 4-2-3-1. Nesta temporada, pressionado pela falta de vitória, Marcelo testou outras formas de atuar.

O melhor resultado se deu quando o treinador escalou três volantes, com Thiago Santos à frente da zaga e Robinho recuado ao lado de Jean. O trio voltará a campo neste domingo — será a primeira vez na temporada que Marcelo repete a formação do meio-campo, com Dudu completando o setor, na criação.

Depois da Ferroviária, o Palmeiras voltará a jogar pela Libertadores, em duelo contra o Rosario Central-ARG. Em seguida, receberá o Capivariano pela oitava rodada do Paulistão. A maratona em casa se encerrará diante do Nacional-URU, novamente pela competição continental.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x FERROVIÁRIA
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 28 de fevereiro de 2016, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Roger Carvalho, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Jean, Robinho e Dudu; Gabriel Jesus e Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira
FERROVIÁRIA: Rodolfo, Igor Julião, Wanderson, Marcão e Thallyson; Juninho, Rafael Miranda, Fernando Gabriel e Wescley; Samuel e Tiago Adan. Técnico: Sérgio Vieira