Santos sofre sem artilheiro, mas vence XV com gol de "zagueiro salvador"

Do UOL, em Santos (SP)

O Santos venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0 nesta terça-feira, no estádio Barão de Serra Negra, em jogo antecipado da 11ª rodada do Campeonato Paulista. No entanto, sem a presença de seu artilheiro, Ricardo Oliveira, poupado por Dorival Júnior, a equipe santista foi bastante pressionada pelos donos da casa e precisou de um gol de cabeça, do zagueiro Gustavo Henrique, para vencer o jogo.

Além de fazer o gol da vitória, o camisa 6 usou a cabeça para evitar que o XV marcasse o seu gol em bola aérea. Os donos da casa abusaram dos cruzamentos, principalmente em cobranças de faltas e escanteios do lateral Carleto. 

O XV de Piracicaba é um anfitrião indigesto historicamente para o Santos. O alvinegro praiano havia empatado as últimas quatro vezes em Piracicaba: 2012, 2010, em um amistoso com o próprio Dorival, 1995 e 1993. O último triunfo aconteceu em 1991. Além disso, o clube alvinegro só havia vencido seis de 22 jogos disputados no estádio, tropeçando até mesmo no final da década de 60 e início de 70, ainda na era liderada por Pelé no clube.

Após vencer o XV, o Santos encara o Rio Claro, no próximo domingo, às 19h30 (de Brasília), fora de casa, em jogo válido pela 10ª rodada da competição. Já o time de Piracicaba visita o Novorizontino, sábado, às 16h (de Brasília), em Novo Horizonte-SP.  

Ficha Técnica: XV de Piracicaba 0 x 1 Santos-SP
 
Data e horário: 15/03/2016, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba
Arbitragem: Alessandro Darcie
Auxiliares: Mauro André de Freitas e Evandro de Melo Lima
Público: 5.919
Renda: R$ 213.320.00
 
Gol: Gustavo Henrique aos 40 minutos do primeiro tempo (Santos)
 
Cartões amarelos: Lucas Veríssimo (Santos); Henrique Santos (XV de Piracicaba)
 
XV de Piracicaba: Bruno Brígido; Daniel (Julinho), Fábio Sanches, Oswaldo e Thiago Carleto; Magal, Clayton, Aloísio e Henrique Santos (Dinei); Fabinho e Patrick (Rivaldinho)
Técnico: Narciso
 
Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique, Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima (Longuine), Serginho (Paulinho), Gabriel Barbosa (Alison); Joel.
Técnico: Dorival Júnior

Como foi o jogo

  • Primeiro tempoApesar de vencer a primeira etapa, o Santos não jogou bem. Foi dominado pelo XV de Piracicaba, que marcou bem a saída de bola do time de Dorival Júnior. O time da casa teve boas oportunidades, principalmente em bolas aéreas em cruzamentos do lateral-esquerdo Carleto. O zagueiro Oswaldo perdeu duas grandes oportunidades na frente do goleiro Vanderlei, mas cabeceou para fora. O XV ainda quase abriu o marcador após apertar a saída de bola e forçar o volante Renato a errar o passe. Na conclusão na jogada, Patrick chutou para fora após pegar a sobra de uma dividida de bola entre o atacante Fabinho e o goleiro Vanderlei. No entanto, a equipe santista, que só havia arriscado um chute com o meia Serginho, abriu o marcador em bola parada. Após jogada ensaiada, Lucas Lima cruzou na cabeça de Gustavo Henrique para colocar o Santos na frente do marcador aos 40 minutos.
  • Segundo tempoA partida foi prejudicada tecnicamente na segunda etapa devido a forte chuva que caiu em Piracicaba. O XV tentou manter a “marcação pressão” do primeiro tempo, mas faltava qualidade com a bola nos pés. Os donos da casa erraram muitos passes e finalizações. No entanto, o lateral Carleto continuou dando trabalho nos cruzamentos, mas a finalização do XV era sem sucesso.

Destaques

  • Brigam até entre eles!Os torcedores do Santos brigaram entre eles por causa de espaço nas arquibancadas do estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. Os torcedores comuns, que não pertencem a torcidas organizadas, vaiaram os brigões.
  • 300O volante Renato completou diante do XV de Piracicaba a partida de número 300 com a camisa do Santos. O clube homenageou o atleta com um "pegadinha", gravada pela Santos TV, que simulava a venda do jogador ao futebol chinês.

Melhores

  • Gustavo Henrique, SantosO zagueiro "salvou" o Santos ao evitar um gol de cabeça do XV e ainda marcou o gol da vitória.

Piores

  • Lucas Veríssimo , SantosO zagueiro se posicionou muito mal nas jogadas aéreas e se mostrou lento para correr atrás dos atacantes.

Próximos Jogos - Santos

  1. Santos SAN
    Santo André SDR
  2. Real Garcilaso RAG
    Santos SAN
  3. Santos SAN
    Corinthians COR
  4. Novorizontino GNO
    Santos SAN
  5. Santos SAN
    São Bento SBE

UOL Cursos Online

Todos os cursos