Topo

Sob pressão de reservas, titulares tentam pôr Corinthians na próxima fase

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

23/03/2016 06h01

O Corinthians vem embalado com três vitórias seguidas e mostrando sua supremacia no Campeonato Paulista. Com liderança folgada no grupo D, a equipe pode até conseguir a classificação antecipada para as quartas de final do torneio diante do São Bernardo, nesta quarta-feira. Para isso, Tite escalou os titulares que vão encarar a pressão dos reservas que vem tendo uma boa atuação.

Tite já anunciou que irá a campo a sua equipe considerada ideal com a formação: Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique; Giovanni Augusto, Rodriguinho, Guilherme e Lucca; André.

Mas os titulares têm que ficar espertos, já que os reservas vêm dando conta do recado. No último jogo diante do Linense, Tite escalou apenas três titulares e ainda assim a equipe teve uma grande atuação com uma goleada por 4 a 0.

O atacante Romero, por exemplo, foi o destaque da partida com dois gols. O paraguaio, que começou a temporada como titular e perdeu a disputa para Giovanni Augusto, vem jogando bem e até ganhou elogios de Tite. Agora, ele volta a incomodar o dono da posição.

Outro paraguaio que vem ganhando espaço é Balbuena. O zagueiro jogou no lugar de Yago contra o Linense e também balançou as redes e deu motivos para o titular ficar preocupado. Tite já declarou que existe uma disputa entre os dois.

Rodriguinho também vem sendo acompanhando de perto por Maycon. Depois de ele ser expulso contra o Cerro Porteño, o garoto assumiu bem a vaga depois de ter sido elogiado por Tite diante do Botafogo-SP.

Tite admite que estimula a competição entre os atletas para que a equipe tenha um bom desempenho. "A competição entre eles, hoje eu falei mostrando porque a gente tem feito essa campanha, mostrei o vídeo de 13 lances, com Danilo ajudando a marcação e dobrando junto com Arana, André fez a marcação e retomou a posse de bola do adversário, criatividade e finalização do Romero. A gente começa a criar essa disputa importante para elevar o nível técnico da equipe", disse.

O comandante ainda afirmou que não tem um time titular definido. "Não tenho time titular ainda, equipe não se firmou, está em um processo de afirmação. Independentemente dos números, tem que olhar o conjunto da obra. É muito pouco (o quanto jogaram junto). Quem é a equipe titular? Não sei. Ela vai se mostrar ao longo do tempo. Se fosse no ano passado, com 10 meses, tinha a equipe base e o resto que ia colocando pressão. Agora não tem".

É dessa forma que Tite pretende conseguir a classificação antecipada já nesta quarta-feira. O Corinthians é líder do grupo D com 23 pontos e tem sete a mais que o Red Bull Brasil e onze a mais que o Água Santa. As duas primeiras equipes passam de fase. Se o Corinthians vencer o São Bernardo e o Água Santa não derrotar o Novorizontino, o Timão já estará classificado, já que restarão apenas doze pontos em disputa restando quatro rodadas para o fim da primeira fase.

FICHA TÉCNICA

SÃO BERNARDO X CORINTHIANS

Data
: 23 de março de 2016, quarta-feira
Local: Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP)
Horário: 21h (de Brasília)
Juiz: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo e Leandro Matos Feitosa

SÃO BERNARDO: Daniel; Eduardo, Diego Ivo, Luciano Castán e Magal; Daniel Pereira, Marino (Alyson), Jean Carlos e Cañete; Tatá e Henan. Técnico: Sérgio Soares

CORINTHIANS:Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique; Giovanni Augusto, Rodriguinho, Guilherme e Lucca; André. Técnico: Tite.