Topo

Cuca enfrenta desafio conhecido: evitar sequência ruim nos primeiros jogos

Cuca busca a primeira vitória à frente da equipe do Palmeiras - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Cuca busca a primeira vitória à frente da equipe do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

24/03/2016 06h00

Cuca irá comandar o Palmeiras pela terceira vez na noite desta quinta-feira. No confronto com o Red Bull Brasil, o treinador estará em uma situação bastante conhecida ao buscar a primeira vitória à frente do time alviverde.

Cenário semelhante ocorreu nas passagens de Cuca por Atlético-MG, Fluminense, Goiás e Santos. Nesses clubes, o treinador só conseguiu comemorar um triunfo depois de uma sequência de maus resultados. Ao término dos três primeiros trabalhos, porém, Cuca alcançou os objetivos. No time santista, acabou demitido após 14 jogos.

No Atlético-MG, por exemplo, o técnico perdeu as seis primeiras partidas, em agosto de 2011. Em seguida, o time mineiro conseguiu escapar do rebaixamento no Brasileirão. Nos anos seguintes, Cuca conquistou o Campeonato Mineiro (2012 e 2013) e a Libertadores (2013).

Em 2009, Cuca comandou o Fluminense em uma reação impressionante no Brasileirão. No começo da trajetória pelo clube, no entanto, Cuca passou por dificuldades. A primeira vitória foi conquistada depois de três empates e uma derrota.

O mesmo ocorreu no Goiás, quando Cuca despontou como treinador no futebol brasileiro. Naquela ocasião, o time goiano perdeu as três primeiras partidas. Na sequência, Cuca levou o Goiás a 17 vitórias em 34 jogos, em um segundo turno quase perfeito no Brasileirão.

No Santos, a passagem foi breve e durou apenas dois meses. Cuca só levou o Santos a uma vitória no nono jogo, depois de quatro derrotas e quatro empates. Em 14 partidas no comando do time, o treinador alcançou somente três triunfos.

Cuca conseguiu bons resultados nos primeiros confrontos quando treinou Flamengo, Botafogo, São Paulo e Cruzeiro. No clube rubro-negro, foram cinco vitórias seguidas no início do trabalho. No time paulista, o treinador obteve oito triunfos nos primeiros nove confrontos. Nos outros dois clubes, o técnico conseguiu vencer nas estreias.

Começo difícil no Palmeiras

Cuca assumiu o comando do Palmeiras no último dia 14. Três dias depois, o treinador esteve à frente do time alviverde na derrota para o Nacional-URU, em Montevidéu. Com o resultado, a equipe caiu para a terceira colocação do Grupo 2 da Libertadores.

No último domingo, o Palmeiras foi a Osasco e novamente tropeçou -- o Audax venceu o time de Cuca por 2 a 1. A derrota transformou a partida contra o Red Bull em decisão. O Palmeiras busca recuperar a liderança da chave. Nesta quarta o Ituano venceu o Rio Claro e assumiu provisoriamente a primeira colocação, com 18 pontos, contra 15 do time alviverde.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS x RED BULL BRASIL
 
Competição: Campeonato Paulista (11ª rodada)
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 24 de março de 2016
Horário: 20h30
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Auxiliares: Herman Brumel Vani e Mauro André de Freitas
 
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio; Jean, Arouca, Erik, Robinho e Dudu; Rafael Marques (Alecsandro). Técnico: Cuca
 
RED BULL BRASIL: Saulo; Everton Silva, Diego Sacoman, Anderson Marques e Breno Lopes; Nando Carandina, Maylson e Thiago Galhardo; Edmílson, Roger e Misael. Técnico: Maurício Barbieri