Topo

Desfalque em clássico, trio da seleção marcou 58% dos gols do Santos no ano

Trio de selecionáveis marcou 47 dos 80 gols do time, aproveitamento de 58,7% - Ricardo Nogueira/Folhapress
Trio de selecionáveis marcou 47 dos 80 gols do time, aproveitamento de 58,7% Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

25/03/2016 06h00

O técnico Dorival Júnior perde “muito” de seu poder ofensivo sem a presença do trio Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Gabriel Barbosa, no clássico deste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 12ª rodada do Campeonato Paulista.

Desde que o treinador retornou ao Santos na temporada passada, o trio marcou 47 dos 80 gols do time, aproveitamento de 58,7%. Ricardo Oliveira é o artilheiro da Era Dorival, com 21 gols, um a mais que Gabriel Barbosa, que balançou as redes 20 vezes. Lucas Lima completa o poderio ofensivo com seis gols.

Nesta temporada, o trio marcou a metade dos gols do Santos. Em 12 jogos, eles marcaram 9 dos 18 gols da equipe. O capitão Ricardo Oliveira mais uma vez lidera a lista de artilheiros, com quatro gols, seguido por Gabigol, com três, e Lucas Lima, com dois.

Dorival Júnior substitui o trio ofensivo por atletas que ainda não conseguiram uma sequência no time titular, casos de Joel, Paulinho e Rafael Longuine. O camaronês ficará com a função de centroavante, de Ricardo Oliveira, enquanto Longuine será o "maestro" do time no lugar de Lucas Lima. Paulinho substitui Gabigol, atuando pelas beiradas do campo.

“É uma honra para mim, eu poder substituir o Ricardo, isso é resultado do que venho mostrando. Ele é capitão, vem dando resposta, a briga está sendo boa. Permanecer ou não será resultado do meu trabalho. Quanto ao jogo, estamos preparados para ganhar o jogo”, afirmou Joel.

Quando teve de substituir Ricardo Oliveira no time titular, Joel deu conta do recado. O jogador atuou entre os 11 iniciais e marcou dois gols no duelo contra o Mogi Mirim, enquanto o camisa 9 negociava uma possível ida para a China. Longuine também foi bem quando ocupou a vaga de Lucas Lima, marcando o único gol da vitória sobre o Água Santa. Dos três, quem teve mais oportunidades entre os titulares foi Paulinho. O atacante, porém, perdeu espaço para Serginho após alguns jogos.

Além do trio, o técnico santista não contará com o volante Thiago Maia e o lateral-esquerdo Zeca, que ao lado de Gabigol, defendem a seleção olímpica em amistosos. Ricardo Oliveira e Lucas Lima servem à seleção principal em jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia.

Para o lugar de Zeca, o lateral Caju, que entrou no segundo tempo e foi bem diante do Rio Claro, deve iniciar a partida como titular. Já na vaga de Thiago Maia, Alison, que em Rio Claro jogou de lateral, formará dupla de volantes com o experiente Renato.

O Santos deve enfrentar o São Paulo com a seguinte formação: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique, Caju; Alison, Renato, Rafael Longuine, Paulinho e Serginho; Joel.