Topo

Rivalidade? Corinthians foi grande aliado do Palmeiras por vaga no Paulista

Dudu em ação no clássico Palmeiras e Corinthians disputado no Pacaembu - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Dudu em ação no clássico Palmeiras e Corinthians disputado no Pacaembu Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

10/04/2016 18h10

O formato do Campeonato Paulista propicia fatos interessantes. O pior de cada grupo nem sempre é rebaixado, o primeiro de uma chave poderia ficar fora se estivesse em outra... E o seu time pode ser o principal aliado na classificação do arquirrival. Isso mesmo.

O Corinthians teve uma enorme parcela para ajudar o Palmeiras a se classificar no Estadual. Na reta final, a equipe alvinegra enfrentou todos do grupo alviverde e fez o serviço dos sonhos para os palmeirenses. Venceu São Bernardo (3 a 0), Ituano (1 a 0), Ponte Preta (2 a 1) e Novorizontino (3 a 0). E perdeu o clássico no confronto direto (1 a 0).

O Palmeiras chegou a ficar ameaçado da classificação, especialmente nas rodadas 11 e 12, quando perdeu para o Red Bull e foi humilhado pelo Água Santa. Adivinha em que grupo eles estavam? Eram da chave corintiana e foram rivais direto da equipe de Itaquera na briga por uma vaga nas quartas de final.

Todos os resultados positivos também colaboraram para o Corinthians ficar na 1ª colocação no geral, com 35 pontos. O rival no mata-mata será o Red Bull Brasil, que ficou em 7º, com 22 pontos. O vice-líder foi o Santos, com 32 pontos, que pegará o melhor time do interior na próxima fase: o São Bento, que foi o 3º, com 27 pontos.

O Palmeiras, por sua vez, ficou na 4ª colocação e vai encarar o São Bernardo, que foi o 6ª. O São Paulo foi o pior dos classificados, com 22 pontos, em 9º, atrás até da Ponte Preta, que não passou de fase. Seu rival será o Audax, o 5º colocado, com 24 pontos.