Topo

Título faz Santos igualar Palmeiras como segundo maior campeão paulista

Apito final, taça e torcida: veja a festa na Vila Belmiro

Gols UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

08/05/2016 19h07

O quinto título paulista nos últimos oito anos fez com que o Santos assumisse a segunda colocação no ranking dos maiores campeões do Estado. Com 22 taças do Campeonato Paulista, o time da Vila Belmiro igualou o número de conquistas do rival Palmeiras.

O maior campeão de Campeonato Paulista ainda é o Corinthians. O time do Parque São Jorge, eliminado na semifinal da atual edição, coleciona 27 títulos estaduais. O São Paulo agora é o quarto, com 21 conquistas.

O domínio santista no Campeonato Paulista aumentou consideravelmente nos últimos 10 anos. De 2006 para cá, a equipe chegou em 10 finais, levantando sete taças. O bom desempenho fez com que o time da Vila Belmiro diminuísse a grande vantagem que os rivais tinham em número de conquistas.

Antes do Campeonato Paulista de 2006, o Santos era o quarto maior campeão paulista, com apenas 15 conquistas. No mesmo ano, Corinthians, Palmeiras e São Paulo colecionavam 25, 21 e 20 títulos, respectivamente.

Durante os últimos 10 anos, o único em que o Santos não esteve na final foi na edição de 2008, quando Palmeiras e Ponte Preta fizeram a decisão. Essa, inclusive, foi a última conquista do time alviverde.

Já a fase do São Paulo é ainda pior. Campeão em 2005, o time do Morumbi não chega em uma final estadual desde então.

O único grande que conseguiu fazer frente ao Santos nos últimos 10 anos foi o Corinthians. Maior campeão do Estado, o time do Parque São Jorge venceu o torneio em 2009 e 2013, além de ter sido derrotado para o Santos na final de 2011.

O 22º título santista de 2016 foi conquistado sobre o Audax, neste domingo (8), na Vila Belmiro. A equipe de Dorival Junior venceu por 1 a 0, com gol de Ricardo Oliveira.