Topo

Santos mira 9ª final seguida em 'Paulista mais difícil dos últimos anos'

Santos manteve a base e trouxe reforços pontuais, como Vladimir Hernández (d) - Ivan Storti/ Santos FC
Santos manteve a base e trouxe reforços pontuais, como Vladimir Hernández (d) Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

03/02/2017 11h00

Chegou a hora. Depois de mais de 50 dias sem entrar em campo de forma oficial, o Santos faz na noite desta sexta-feira (3), na Vila Belmiro, às 21h (de Brasília), a sua estreia na temporada. O adversário desta primeira rodada é o Linense, e o objetivo no Campeonato Paulista não pode ser outro, a não ser o título – foram cinco taças conquistadas e oito finais disputadas nos últimos oito Estaduais.

Mais que a nona decisão consecutiva, o Santos busca o quarto tricampeonato de sua história. Já conseguiu o feito em três oportunidades: 60, 61 e 62; 67, 68 e 69; e 2010, 2011 e 2012.

Campeão em 2015, sobre o Palmeiras, e 2016, contra o Audax, o Santos dá motivos para ser apontado como um dos favoritos, apesar de Dorival Júnior evitar a palavra. Além de manter a base e não perder nenhum jogador na janela de transferências, o clube trouxe reforços pontuais: Cleber, Matheus Oliveira, Leandro Donizete, Kayke, Bruno Henrique e Vladimir Hernández, que encantou a torcida com um golaço de bicicleta no amistoso de sábado.

Ainda assim, mesmo admitindo que ‘tudo que precisava ser feito, foi feito para este ano’, Dorival acredita que este será um dos Estaduais mais complicados dos últimos tempos.

“Na minha concepção nós teremos o Campeonato Paulista mais difícil dos últimos anos e podem esperar surpresas, inclusive com os times grandes tendo que ter muitos cuidados para que não sejam surpreendidos ao longo de toda competição”, analisou Dorival Júnior, que depois justificou a sua cautela em não cravar o Santos como um dos favoritos para a competição.

“Isso pode acontecer, externamente, mas internamente nós trabalhos sempre com o imponderável. E nesse sentido com a realidade. A realidade do futebol é essa. Não podemos criar condição nenhuma que não se confirme dentro de campo. Por isso que desde a primeira partida, para nós, será uma decisão como vem sendo até então”, acrescentou.

Para a partida desta sexta-feira, Dorival Júnior ainda não poderá contar com alguns jogadores importantes. Ricardo Oliveira e David Braz ainda estão vetados pelo departamento médico, enquanto quatro dos seis reforços contratados ainda não tiveram seus nomes publicados no BID – apenas Leandro Donizete e Matheus Oliveira foram relacionados, e começarão no banco.

SANTOS X LINENSE

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 03/02/2017 (sexta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli

SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Yuri e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno, Copete e Rodrigão.
Técnico: Dorival Júnior

LINENSE
Edson Kölln; Bruno Moura, Bruno Costa, Rodrigo Lobão e Carleto; Zé Antônio, Caíque, Diego Felipe e Thiago Humberto; Joãozinho e Thiago Santos.
Técnico: Guilherme Alves