Novo Corinthians é posto à prova na 1ª competição oficial da temporada

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

    Jô fará seu primeiro jogo oficial pelo Corinthians depois de voltar ao clube

    Jô fará seu primeiro jogo oficial pelo Corinthians depois de voltar ao clube

O Corinthians enfrentará o São Bento neste sábado (4), às 17h, em Sorocaba, no primeiro jogo oficial da temporada 2017. O jogo válido pelo Paulistão colocará à prova um time remodelado em relação ao que alcançou o sétimo lugar no Campeonato Brasileiro do ano passado.

A primeira partida do Estadual marcará a estreia de cinco jogadores: o zagueiro Pablo, o lateral esquerdo Moisés, os volantes Gabriel e Fellipe Bastos, além do centroavante Jô. Eles ganharam as vagas de Vilson, Uendel, Cristian, Camacho e Romero, respectivamente.
 
Uma mudança importante também será colocada em prática nesse pontapé inicial oficial da equipe corintiana. Fábio Carille irá comandar o Corinthians depois da saída de Oswaldo de Oliveira em dezembro passado - ele terá Osmar Loss e Leandro da Silva como auxiliares.  
 
O time de Carille ainda contará com o meio-campista Jadson, que acertou seu retorno ao clube na última terça-feira. O atleta vai assinar contrato de dois anos e só poderá ser usado pelo técnico em março - em fevereiro, irá recuperar a boa forma física.
 
Carille mudou, inclusive, o esquema tático do Corinthians, testada em três jogos da pré-temporada, contra Vasco (4 a 1), São Paulo (0 a 0) e Ferroviária (1 a 0) - os dois primeiros pela Florida Cup, nos Estados Unidos. Dessa forma, o 4-2-3-1 de Oswaldo deu lugar ao 4-1-4-1.
 
A estratégia é a mesma usada por Tite na temporada 2015, quando o Corinthians conquistou o campeonato Brasileiro. "(O time) Vai entrar forte e determinado. E bem definido do que tem que fazer em campo. A pré-temporada nos dá esperança. Claro que teremos problemas no começo, mas vamos tentar resolver o mais rápido possível, disse Carille.
 

Eliminações recentes

O Corinthians não conquista o Estadual desde 2013, com Tite no comando técnico. No ano seguinte, com Mano Menezes, o time alvinegro não conseguiu avançar nem mesmo ao mata-mata depois de um começo ruim na fase de grupos.
 
Novamente com Tite, o Corinthians foi eliminado duas vezes seguidas na semifinal, sempre em jogo único disputado em Itaquera. Primeiro, contra o Palmeiras, em 2015. Depois, diante do Audax, na temporada passada. Em 2017, o mata-mata terá partidas de ida e volta. Além disso, os times disputarão 12 jogos na primeira fase (contra 15 dos anos anteriores).
 
O Corinthians soma 27 títulos paulistas e viu o Santos diminuir a vantagem nos dois últimos anos. Hoje, o clube santista tem 22 conquistas, mesmo número do Palmeiras e um a mais que o São Paulo.
 
FICHA TÉCNICA
 
SÃO BENTO X CORINTHIANS
 
Data: 4 de fevereiro de 2017, sábado
Hora: 17h
Local: Estádio Municipal Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Competição: Campeonato Paulista (1ª rodada) 
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Tatiane Sacilotti Camargo e Evandro de Melo Lima (ambos de SP)
 
SÃO BENTO: Rodrigo Viana; Bebeto (Régis), João Paulo, Pitty e Marcelo Cordeiro; Itaqui, Fábio Bahia, Morais e Giovanni (Clebson); Jobinho e Renan Mota (Ricardo Bueno). Técnico: Paulo Roberto Santos
 
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Moisés; Gabriel; Giovanni Augusto, Fellipe Bastos, Rodriguinho e Marlone; Jô. Técnico: Fábio Carille

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos