Topo

Base e dupla de ataque inspirada. Como o Corinthians superou o Palmeiras

Dassler Marques, Diego Salgado e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

22/02/2017 23h49

Um Corinthians modificado, com três jogadores da base e com esquema tático com dois volantes mais postados e três meias. Foi dessa forma que o time alvinegro venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, em Itaquera, mesmo com um jogador a menos por mais de 45 minutos.

Fábio Carille decidiu dar uma chance ao volante Maycon no treino desta terça-feira, colocando a promessa corintiana para atuar ao lado de Gabriel. Momentos antes do clássico começar, o treinador perdeu Marlone, com virose, e escalou Léo Jabá pelo lado esquerdo do meio-campo.

Além dos dois jogadores oriundos da base corintiana, a equipe ainda contou com o lateral esquerdo Guilherme Arana, que ganhou a vaga de Moisés no último sábado.

Corinthians no 4-2-3-1

Carille testou o esquema com dois volantes na vitória sobre o Novorizontino, na semana passada. Dessa vez, sem Camacho, liberado da partida após a morte do pai, o treinador manteve Fellipe Bastos fora do time e escalou Maycon na mesma linha de Gabriel.

O erro do árbitro no fim do primeiro tempo, que culminou na expulsão de Gabriel, fez Carille modificar o esquema. Sem mexer na equipe, Maycon teve a companhia de Rodriguinho na contenção.

O meio-campista corintiano, no primeiro tempo, atuou avançado, quase ao lado de Kazim no ataque. O objetivo, bem cumprido, foi atrair Felipe Melo para a área palmeirense e abrir espaço na intermediária.

Kazim pivô e Jô decisivo

Atuando no lugar de Jô e credenciado pelo gol da vitória corintiana sobre o Audax no último sábado, o turco Kazim foi titular mais uma vez e conseguiu desempenhar bem a função de segurar a bola no ataque.

O atacante não conseguiu concluir a gol, mas segurou os zagueiros do Palmeiras na área e chegou até a puxar contra-ataques na etapa final, quando o Corinthians só se defendia com dez jogadores em campo.

Nos minutos finais, Kazim deu lugar a Jô e foi ovacionado pelos mais de 31 mil torcedores presentes à Arena Corinthians nesta quarta-feira. Jô, pouco depois, marcou o gol da vitória corintiana em Itaquera.