Topo

SP sofre diante do pior ataque do Paulista e tropeça contra Ituano em casa

Ceni - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

18/03/2017 17h59

A tão almejada estabilidade defensiva do São Paulo ainda não foi alcançada. Neste sábado, apesar de ótimas defesas do novo titular Renan Ribeiro, a equipe de Rogério Ceni sofreu com o ataque do Ituano e ficou no empate por 1 a 1, no Morumbi. Os visitantes, que possuem o pior ataque do Paulista até o começo da rodada, criaram muitas oportunidades e poderiam até ter vencido. Cueva, no primeiro tempo, anotou o gol tricolor. 

Com 15 pontos, o São Paulo se mantém na primeira posição do Grupo B do Campeonato Paulista, ainda com um ponto de vantagem sobre o Linense. Já o Ituano, com 10 pontos, é terceiro colocado no Grupo A e mantém possibilidades de classificação em seu segundo empate como visitante sob o comando de Roque Júnior. 

O melhor: Renan Ribeiro

Em sua primeira oportunidade na temporada, com Sidão machucado e Denis fora, o novo goleiro teve atuação elogiável. Renan fez pelo menos três ótimas defesas, só não evitou que Simião marcasse para o Ituano no segundo tempo. O São Paulo não teve a dupla de zagueiros titulares (Rodrigo Caio e Maicon). 

O pior: Buffarini

Buffarini - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Em 45 minutos como lateral esquerdo, o jogador destro errou praticamente tudo. Entrou em impedimento, desperdiçou bolas, falhou na marcação e fez falta violenta. Com amarelo, saiu ao lado do zagueiro Douglas no intervalo. 

Cueva vira artilheiro isolado do São Paulo no ano

De fora do clássico com o Palmeiras, o meia peruano reafirmou sua importância. Pelo segundo jogo seguido, marcou para o São Paulo e chegou a sete gols no ano, agora à frente de Gilberto, que tem seis marcados. Apesar do gol, o peruano, porém, não teve uma grande atuação. 

Pratto joga de máscara e deixa Ceni em dúvida

Pratto - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Depois de fraturar o nariz no clássico com o Palmeiras e não atuar no meio de semana, Pratto jogou com máscara de proteção diante do Ituano. Ele, aparentemente, se movimentou como sempre e até contribuiu para o gol de Cueva. Mas, ao errar um domínio, despertou questionamento de Rogério Ceni à beira do gramado: "será que a máscara atrapalhou?", perguntou o treinador, flagrado pela transmissão do Premiere FC. O centroavante se apresenta à Argentina na próxima semana. 

Ceni "muda tudo" após primeiro tempo ruim, e São Paulo piora

Apesar da vitória por 1 a 0 ao fim do primeiro tempo, o São Paulo teve 45 minutos para esquecer no que diz respeito ao desempenho. De olho na situação, Ceni retirou de campo os dois jogadores que tinham cartão amarelo (Buffarini e Douglas). Em seus lugares, João Schmidt assumiu o meio-campo e deixou Jucilei como zagueiro. Já a lateral esquerda passou a ter um especialista, Júnior Tavares.

A verdade é que a defesa ficou vulnerável com as trocas, e o Ituano melhorou após o intervalo. Foram pelo menos cinco oportunidades claras para os visitantes no segundo tempo, e com o empate no placar o São Paulo se obrigou a ficar mais ofensivo com Wellington Nem na frente. O panorama seguiu igual, com riscos em excesso na defesa. 

Roque Júnior consegue segundo empate pelo Ituano

Em situação difícil, o Ituano apostou as fichas em Roque Júnior para evitar o rebaixamento no Paulistão e, quem sabe, arrancar por um lugar no mata-mata. Pentacampeão do mundo com Rogério Ceni, que enfrentou como treinador, Roque havia arrancado empate em 1 a 1 em visita ao Mirassol, de boa campanha na competição. No Morumbi, o Ituano voltou a mostrar qualidades e deu trabalho para o São Paulo. 

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 x 1 ITUANO


Data e hora: 18/3/2017 (sábado), às 16h (de Brasília) 
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Mauro André de Freitas
Gols: Cueva, aos 42min do primeiro tempo, e Simião, aos 16min do segundo tempo
Cartões amarelos: Douglas, Buffarini, Breno, Cueva, Peri

São Paulo
Renan Ribeiro; Bruno, Breno, Douglas (João Schmidt) e Buffarini (Júnior Tavares); Jucilei, Thiago Mendes e Cícero (Wellington Nem); Cueva, Pratto e Luiz Araújo. Treinador: Rogério Ceni.

Ituano
Fábio; Arnaldo, Naylhor, Lima e Peri; Walfrido e Igor; Marcelinho (Rodrigo Celeste), Simião (Dener) e Claudinho (Bassani); Morato. Treinador: Roque Júnior.