Derrota em Araraquara impede Carille de superar Tite na 1ª fase do Paulista

Do UOL, em São Paulo

O Corinthians sofreu neste domingo (19) a sua segunda derrota no Campeonato Paulista ao perder para a Ferroviária, em Araraquara, por 1 a 0. O primeiro revés aconteceu no início de fevereiro (2 a 0 para o Santo André). O time ainda tem um empate contra a Ponte Preta.

Assim, Carille não tem mais chances de superar a excelente campanha de Tite na primeira fase do Paulista de 2015, quando o time teve 82,2% de aproveitamento. Em 15 jogos, o clube acumulou 11 vitórias e quatro empates. Passou para o mata-mata de maneira invicta.

Em 2017, se vencer as três últimas partidas da primeira fase (contra Red Bull Brasil, São Paulo e São Bernardo), o Corinthians terminará com 77,8% de aproveitamento (no momento tem 70,4%) e igualará o desempenho da equipe de Tite em 2016, quando terminou a fase de grupos com 11 vitórias, duas derrotas e dois empates.

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
O técnico do Corinthians, Fábio Carille, orienta seu time contra a Ferroviária
O Estadual passou a ser disputado em quatro grupos em 2014. Neste ano, o Corinthians, então treinado por Mano Menezes, teve apenas 53,3% de aproveitamento e nem se classificou para o mata-mata. Ficou em terceiro no seu grupo, atrás de Botafogo e Ituano.

Tanto em 2014 como em 2015 e 2016 o Paulista contava com 20 clubes. Agora, tem 16.

Mesmo que não faça uma campanha melhor que Tite na primeira fase, Carille terá a chance de conquistar o que o atual treinador da seleção brasileira não conseguiu em 2015 e 2016: o título do Paulista.

Em 2015, o time alvinegro foi eliminado na semifinal pelo Palmeiras, enquanto em 2016 caiu para o Audax, na mesma fase. As duas derrotas aconteceram nos pênaltis.

Apesar do revés para a Ferroviária, o Corinthians já está classificado para as quartas de final. Lidera o grupo A da competição com 19 pontos, sete a mais em relação ao segundo colocado, o Botafogo.

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos