Topo

Destaque da seleção brasileira de base participa de treino com E. Baptista

Alan Guimarães (dir) foi destaque no Campeonato Sul-Americano sub-17 - Gregório Fernandes/CBF
Alan Guimarães (dir) foi destaque no Campeonato Sul-Americano sub-17 Imagem: Gregório Fernandes/CBF

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2017 17h55

O grande destaque do treinamento do Palmeiras na tarde desta quinta-feira, na Academia de Futebol, foi a presença do meia Alan Guimarães, estrela ao lado do flamenguista Vinicius Júnior na conquista do Sul-Americano sub-17 pela seleção brasileira. O jovem jogador de 17 anos participou do treinamento coletivo junto ao elenco de Eduardo Baptista.

Alan Guimarães, ou o Alanzinho, fez parte do time reserva, formado majoritariamente por atletas do Sub-17. O meia Leo Passos, inscrito na Libertadores na vaga de Moisés, também acabou escalado para a mesma equipe.

O jogador, camisa 10 da seleção sub-17 e autor de três gols no jogo contra o Chile, responsável por garantir o título continental, chegou ao Palmeiras em 2014 para jogar futsal e campo; com destaque, virou estrela da base e já desperta a atenção de equipes europeias.

Na atividade desta quinta-feira, que contou com a presença de Alan Guimarães, Eduardo Baptista testou a movimentação de bola oriunda do campo defensivo, diante de uma marcação compacta feita pelos jogadores da base.

Com responsabilidades defensivas maiores, Alan Guimarães tratou de fechar a marcação pelo setor direito, no qual Vitinho acabou improvisado na lateral. Com a bola recuperada, Alanzinho e os garotos da base puxavam contra-ataque e tinham como objetivo chegarem até a área adversária.

Entre os profissionais, destaque para as presenças de Vitor Hugo, Zé Roberto e Tchê Tchê, que devem retornar ao time titular para o duelo deste sábado contra o Audax, no Allianz Parque.

Quem iniciou a partida da última quarta-feira contra o Mirassol – vitória por 2 a 0, com gols de Rafael Marques e Felipe Melo – permaneceu na academia. O Palmeiras ainda tem mais um treinamento, na tarde desta sexta-feira, antes do jogo contra o Audax.

Para o compromisso válido pela penúltima rodada da fase de classificação, o time alviverde possui cinco desfalques. Além dos convocados Dudu (Brasil), Alejandro Guerra (Venezuela), Yerry Mina e Miguel Borja (Colômbia), o lateral-direito Jean, com uma lesão no pé, está indisponível para o confronto.