Topo

Santos enfrenta frágil anfitrião por classificação e decisões em casa

Santos terá o retorno de Ricardo Oliveira, poupado na vitória contra o São Bento - Daniel Vorley/AGIF
Santos terá o retorno de Ricardo Oliveira, poupado na vitória contra o São Bento Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

25/03/2017 04h00

O Santos busca neste sábado, diante do Santo André, às 15h (de Brasília), no estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista, mais do que garantir a sua classificação antecipada no Campeonato Paulista.

A equipe que esteve parte da competição distante dos classificados para as fases decisivas joga, também, sonhando subir na classificação geral e conquistar mais vantagem para a série de mata-matas. E, para isso, tem pela frente um adversário fragilizado dentro de sua própria casa.

O Santo André ainda não venceu como anfitrião. Dos cinco jogos que disputou, mesmo sem enfrentar nenhum dos grandes, tropeçou em todos eles. Foram só três pontos somados em 15 possíveis.

O Santos, por sua vez, tem ido bem como visitante: três vitórias, um empate e só uma derrota longe da Vila Belmiro.

Atualmente, a equipe do técnico Dorival Júnior tem a terceira melhor colocação geral da competição, com 16 pontos, empatado com o São Paulo e Ponte Preta. Os santistas superam, no entanto, pelo número de vitórias.

O Corinthians vem em seguida, com 20, mas não atravessa boa fase. Os rivais não vencem há quatro jogos e fazem os santistas acreditarem em um possível tropeço no clássico deste domingo, com o São Paulo, no Morumbi. Sendo assim, o Santos entraria na última rodada com chances de ultrapassar os corintianos. A melhor campanha é do Palmeiras, com 24.

“A gente sabe que uma boa vitória pode nos classificar, pode fazer com que encostemos no Corinthians para ainda sermos o segundo colocado geral e diminuirmos a distância para o Palmeiras. Termos segundo jogo na Vila é o nosso grande objetivo do momento”, explicou o lateral Victor Ferraz.

Neste ano, todos os jogos da segunda fase serão disputadas em duas partidas, a segunda com mando de campo para a equipe de melhor campanha.

Nas quartas de final, o primeiro e segundo colocado de cada grupo se enfrentam. Depois, conta a pontuação da primeira fase e a feita nos jogos das quartas para definir os cruzamentos.

Apesar de ter perdido três de cinco partidas na Vila Belmiro neste estadual, o Santos conseguiu conquistar títulos, classificações e resultados importantes em seu estádio nas últimas campanhas. Até a derrota para o São Paulo, em fevereiro, a equipe acumulava quase cinco anos sem derrotas na Vila pelo Paulista.

O presidente Modesto Roma Júnior também cogita mandar as decisões no Pacaembu onde os santistas têm excelente retrospecto recente, com 16 vitórias consecutivas.

Para se classificar de forma antecipada, a equipe precisa vencer o Santo André e torcer por tropeço do Mirassol, que joga contra o Novorizontino.

O Santos deve ter o retorno do goleiro Vanderlei, recuperado de fratura no dedo anelar da mão esquerda, e do centroavante Ricardo Oliveira, preservado na vitória por 2 a 0 sobre o São Bento, na última quarta-feira.

FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ X SANTOS
 
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Data: 25 de março de 2017 (sábado)
Horário: 15h (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Mauro André de Freitas e Alberto Poletto Masseira (ambos de SP)
 
SANTO ANDRÉ: Zé Carlos; Dudu Vieira, Reniê, Diogo Borges e Aelson; Renato, Tiago Ulisses, Fernando Neto e Serginho; Henan e Claudinho. Técnico: Sérgio Soares.
 
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo e Jean Mota; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.