Topo

Wellington, Araruna ou Thiago Mendes? Quem e por que deve ser lateral do SP

Rogério Ceni estuda quem vai jogar na lateral direita - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Rogério Ceni estuda quem vai jogar na lateral direita Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

25/03/2017 12h00

Rogério Ceni tem pouco tempo para pensar em quem deve ocupar a vaga de Bruno no clássico deste domingo, contra o Corinthians. O lateral sofreu um entorse no tornozelo direito e não tem condições de representar o são Paulo neste fim de semana.

O outro jogador da posição inscrito no Campeonato Paulista é Buffarini. O argentino, no entanto, está com a seleção de seu país na disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Por isso, o treinador vai ter de improvisar alguém para o setor. As opções mais lógicas são deslocar um jogador do meio de campo para a lateral. Os principais candidatos são Araruna, Thiago Mendes e Wellington. Veja abaixo quais os pontos positivos de cada um dos candidatos.

Wellington

Positivo - É o mais experiente entre as opções de Ceni. Aos 26 anos, já disputou 167 partidas pelo São Paulo. Esta não seria a primeira vez que o volante seria deslocado para o setor. Em 2012, por exemplo, sob o comando de Ney Franco, ele substituiu algumas vezes Douglas.
Negativo - O jogador ainda busca ritmo. Após cirurgia no joelho direito, foi o último atleta a ser inscrito por Rogério Ceni no Campeonato Paulista. Nesta temporada, disputou apenas duas partidas, sendo que não foi titular em nenhuma das duas.

Thiago Mendes

Positivo - Tem facilidade para se adaptar à outra função. Já precisou ser improvisado no setor em algumas ocasiões. Tem um bom cruzamento e também sabe finalizar.
Negativo - É considerado uma das principais peças do meio de campo de Rogério Ceni. Como a equipe não contará com Cueva, que serve à seleção peruana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o treinador não gostaria de fazer mais outras alterações drásticas no setor. Por isso, a ideia seria mantê-lo como volante.

Araruna

Positivo - Nas categorias de base do São Paulo, o volante atuou como lateral direito. Tem velocidade e sabe como recompor a marcação. Por tudo isso, o jovem, de 21 anos, aparece como o favorito para a vaga.
Negativo - Foi promovido para o profissional apenas neste ano. Ou seja, tem menos experiência do que os companheiros para disputar um clássico como o deste domingo.