Topo

Lideranças e degola: O que ainda está em jogo na última rodada do Paulista?

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

27/03/2017 04h00

O Campeonato Paulista já tem sete de oito classificados às quartas de final, entre eles os quatro grandes, o que pode fazer o torcedor pensar que a última rodada, marcada para a próxima quarta-feira (26), será apenas para cumprir tabela. Mas não é bem assim: o UOL Esporte mostra o que ainda está em jogo na fase de grupos do Paulistão. 

Santos e São Paulo ainda brigam por liderança dos grupos

Santos - Flávio Hopp/Estadão Conteúdo - Flávio Hopp/Estadão Conteúdo
Imagem: Flávio Hopp/Estadão Conteúdo

Santos e São Paulo já estão classificados para o mata-mata e até já conhecem seus adversários: o time da Vila pegará a Ponte Preta e o do Morumbi, o Linense. Nenhum dos dois, no entanto, assegurou a primeira colocação, que garante a vantagem de jogar a partida de volta das quartas em casa. 

No Grupo D, o Santos é atualmente o dono da liderança, com 19 pontos, o mesmo somado pela Ponte Preta - a equipe de Dorival Jr. está na frente por ter uma vitória a mais no torneio, primeiro critério de desempate. O Santos pegará o Novorizontino e, caso vença, garantirá a ponta e a vantagem. Caso tropece, terá de secar o clube de Campinas contra o Palmeiras.

O São Paulo, no Grupo B, tem situação um pouquinho mais complicada: com os mesmos 17 pontos do Linense, é vice-líder por ter uma vitória a menos na competição. Ou seja: o time de Ceni terá de torcer por vacilo do rival do interior, que enfrentará o Corinthians na Arena, para somar mais pontos do que ele. O tricolor terá pela frente o São Bernardo, fora de casa.

Quem enfrentará o Corinthians nas quartas?

Nas quartas de final, o Santos pegará a Ponte Preta; o Palmeiras, o Novorizontino; e o São Paulo, o Linense. Só quem não tem rival conhecido é o Corinthians. Botafogo_SP, atual vice-líder do Grupo A, com 16 pontos, é o favorito a conquistar a vaga. Na última rodada, basta um empate contra a Ferroviária, em casa, para avançar. O Ituano, que soma 13 pontos, ainda lhe ameaça, mas, para se classificar, o time precisa torcer pela derrota do Botafogo-SP, vencer o Red Bull e ainda tirar diferença de cinco gols de saldo. 

Pontos somados agora valem por todo o campeonato

Palmeiras - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

A partir da semifinal, o Paulistão passará a considerar uma "classificação geral" para definir o cruzamento e qual time terá vantagem nos confrontos. Por isso, seguir somando pontos é fundamental. Será assim: o time de melhor campanha pegará o com menos pontos somados entre os quatro ainda vivos, com a vantagem de decidir o duelo em casa. O dono da segunda melhor campanha pegará o clube com a segunda pior, também com direito de ser mandante na partida de volta.  

A "classificação geral" somará os pontos da primeira fase aos do mata-mata. O Palmeiras é, atualmente, o líder da tabela, com 25 pontos, e não poderá ser alcançado nem pelo Corinthians, vice com 21, nem pelo Santos, terceiro com 19, na próxima rodada. Mas, caso o alviverde vacile contra a Ponte, pode ser ameaçado. 

No pior dos cenários, o Palmeiras pode chegar à semifinal somando só mais dois pontos, com dois empates nas quartas, contra o Novorizontino. Neste cenário, com 27 pontos, poderia ter só a terceira melhor campanha da semi, o que lhe obrigaria a decidir o duelo fora de casa. Corinthians e Santos ou Ponte Preta (só um deles, pois um eliminará o outro) ainda podem ultrapassá-lo.

A briga contra a degola ainda está quente

Fernando Diniz - Danilo Verpa/Folhapress - Danilo Verpa/Folhapress
Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Só dois times serão rebaixados no Campeonato Paulista, mas a disputa para fugir da degola ainda envolve sete "desesperados": Ituano, São Bernardo, Red Bull, Ferroviária, Santo André, São Bento e Audax.

Entre eles, o Ituano, com 13 pontos, é o que tem situação mais tranquila: basta um empate contra o Red Bull para se livrar. Ainda que perca, a queda dependeria de uma combinação improvável de resultados. O Audax, com 9, atual lanterninha, é quem tem o pior caso. 

Ituano (13 pontos) - Recebe o Red Bull na última rodada;

Red Bull (12 pontos) - Visita o Ituano na última rodada;

Ferroviária (12 pontos) - Visita o Botafogo-SP na última rodada;

Santo André (11 pontos) - Visita o Audax na última rodada;

São Bernardo (10 pontos) - Recebe o São Paulo na última rodada;

São Bento (10 pontos) - Visita o Mirassol na última rodada;

Audax (9 pontos) - Recebe o Santo André na última rodada.