Topo

Quarta força? Corinthians fecha 1ª fase como Rei dos Clássicos em SP

Jô marcou os três gols do Corinthians em clássicos disputados neste ano - Rivaldo Gomes/Folhapress
Jô marcou os três gols do Corinthians em clássicos disputados neste ano Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Do UOL, em Santos (SP)

27/03/2017 04h00

O ano de 2017 começou com o Corinthians sendo apontado por comentaristas de TV como apenas a quarta força do futebol paulista, atrás do reforçado Palmeiras, do entrosado Santos e do novo São Paulo de Rogério Ceni. Porém, com os clássicos disputados nesta primeira fase do Estadual, o time comandado por Fábio Carille conseguiu dar uma resposta aos críticos e mostrou que a história não é bem assim.

O Corinthians é o único dos quatro grandes de São Paulo que não perdeu clássicos em 2017. Foram duas vitórias, contra Palmeiras e Santos, e um empate, contra o São Paulo, no último domingo. Curiosamente, os três gols marcados nos dérbis foram do atacante Jô.

"Chegamos fortalecidos, conhecendo melhor o grupo. Estou muito feliz. Somos a única equipe que não perdeu clássicos, isso mostra maturidade, chegamos fortalecidos nesse mês de abril", disse o técnico do Corinthians, Fábio Carille, após o empate contra o São Paulo.

O dono da segunda melhor campanha é o Palmeiras, que se recuperou depois de perder do Corinthians e conseguiu duas vitórias, contra São Paulo, no Allianz Parque, e Santos, na Vila. Na sequência, vem o São Paulo, com uma vitória, um empate e uma derrota.

"Eu analiso muito mais, os clássicos são importantes. Talvez seja a referência futura, do que temos pela frente. Jogamos dois clássicos fora, e acho que jogamos dois clássicos melhores. Só não superamos o Palmeiras, time campeão brasileiro, de maiores investimentos, sem ter o Cueva. Então fomos dois acima, e um abaixo do rival", analisou Rogério Ceni.

Quem teve a pior campanha foi o Santos, que mesmo jogando dois dos três clássicos na Vila acabou derrotado pelos três rivais.

Veja os clássicos paulistas de 2017:

Santos 1 x 3 São Paulo
Corinthians 1 x 0 Palmeiras
Corinthians 1 x 0 Santos
Palmeiras 3 x 0 São Paulo
Santos 1 x 2 Palmeiras
São Paulo 1 x 1 Corinthians

Corinthians: 7 pontos
Palmeiras: 6 pontos
São Paulo: 4 pontos
Santos: nenhum ponto