Topo

Vice em 2016, Audax é rebaixado no Paulista; São Bernardo também cai

Do UOL, em São Paulo

29/03/2017 23h47

Finalista do Campeonato Paulista de 2016, o Grêmio Osasco Audax passou longe de repetir a boa campanha na edição 2017 da competição. Na noite desta quarta-feira, mesmo jogando diante de sua torcida, o time osasquense acabou perdendo para o Santo André por 2 a 1 e foi rebaixado; assim, disputará a Série A2 do Campeonato Paulista em 2018.

O duelo no Estádio José Liberatti envolvia duas equipes que brigavam para escapar da degola. O Audax chegou a sair na frente, mas levou a virada nos minutos finais e salvou os ramalhinos do descenso - a equipe terminou a primeira fase com 14 pontos em 12 jogos, na 11ª posição geral. Pior para o Audax, lanterna do Paulista.

O outro rebaixado foi o São Bernardo, que jogava em casa e precisava vencer o São Paulo. No entanto, derrotado por 1 a 0, o time do ABC Paulista acabou ficando com 10 pontos, na penúltima posição.

Quem se salvou?

O São Bento, que entrou em campo dependendo apenas de si, visitou o Mirassol e venceu por 1 a 0. Assim, chegou a 13 pontos e terminou em 12º lugar entre as 16 equipes do torneio.

O gol foi marcado por Ricardo Bueno, em cobrança de pênalti aos 3 min do segundo tempo. Foi a sétima partida sem vitória do Leão da Araraquarense, oitavo colocado geral com 15 pontos.

Quem também se salvou foi o já citado Santo André. Mesmo fora de casa, o time contou com atuação heróica de Henan, que marcou dois gols nos minutos finais, aos 40 min e aos 44 min da etapa final, e garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Audax. Os anfitriões marcaram de pênalti, com Marcus Vinícius, aos 25 min da etapa final.

A Ferroviária empatou fora de casa com o Botafogo-SP: 0 a 0. Assim, o time de Araraquara ficou com o 14º lugar, somando 13 pontos. O Red Bull, que também empatou sem gols fora de casa com o Ituano, igualmente com 13 pontos, ficando com o 13º posto.

Quem caiu?

Se o resultado no Estádio José Liberatti salvou o Santo André, rebaixou o Grêmio Osasco Audax. Com nove pontos, o time osasquense terminou a primeira fase do Campeonato Paulista na lanterna do torneio.

O outro rebaixado foi o São Bernardo, que jogou em casa contra o São Paulo e perdeu por 1 a 0. O gol da partida foi marcado por Gilberto, aos 40 min do segundo tempo.