Topo

Pratto certo? Com volta de argentino, é justo Gilberto ser reserva do SP?

Lucas Pratto deve jogar em máscara de proteção, neste domingo - Marcello Zambrana/AGIF
Lucas Pratto deve jogar em máscara de proteção, neste domingo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

02/04/2017 04h00

O técnico Rogério Ceni tem uma tarefa difícil na hora de montar a equipe do São Paulo para enfrentar o Linense, neste domingo (02), às 16h, no Morumbi. Depois de três jogos com a seleção argentina nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, Lucas Pratto está à disposição do Tricolor. No entanto, para ser titular, o camisa 14 deve pegar a vaga de Gilberto.

Apesar de ter começado o ano apenas como uma opção no banco de reservas, Gilberto mostrou o seu potencial sob o comando de Rogério Ceni. Nesta temporada, ele já é o vice-artilheiro do Paulistão, com sete gols em oito jogos - sendo que em duas ocasiões ele não era titular.

No elenco tricolor, ninguém marcou mais gols no ano do que Gilberto. O atacante fez oito gols em dez partidas (média de 0,8 tento por confronto). Nas três últimas partidas, quando Pratto representava o seu país, ele foi decisivo. O brasileiro marcou no empate por 1 a 1, com o Botafogo, e na vitória por 1 a 0 sobre o São Bernardo, além de ter importante participação no clássico com o Corinthians.

Lucas Pratto, por sua vez, também tem bons números pelo São Paulo. No estadual, ele balançou as redes três vezes em quatro jogos, sendo que no total fez quatro gols em seis duelos (média de 0,66 tento por jogo) pelo Tricolor.

Mesmo com os dois goleadores em boa fase, Rogério Ceni deve escalar apenas um deles como titular neste domingo. O favorito é Lucas Pratto. O argentino, que fraturou o nariz no clássico com o Palmeiras, no dia 11 de março, está liberado pelo departamento médico para jogar sem proteção na face.

O mais provável é que Ceni forme o seu ataque com o argentino centralizado, e Wellington Nem e Luiz Araújo abertos pelas pontas. Mas caso precise de uma opção durante os 90 minutos para aumentar o poder do ataque, Gilberto estará pronto para entrar.

No meio de campo, com Cueva vetado por conta de lesão na coxa esquerda, Cícero provavelmente será o escolhido para ocupar a vaga na armação. Shaylon corre por fora na disputa pela posição. Já no sistema defensivo, Buffarini, que também defendia a seleção argentina nas Eliminatórias, volta à lateral direita.

FICHA TÉCNICA

LINENSE x SÃO PAULO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis

Linense: Victor Golas; Bruno Moura, Rodrigo Lobão, Caíque e Thiago Carleto; Zé Antônio, Pio, Diego Felipe e Thiago Humberto; Thiago Santos e Gabrielzinho. Técnico: Márcio Fernandes

São Paulo: Renan Ribeiro; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Wellington Nem, Luiz Araújo e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni