Topo

Borja recebe cobrança para 'marcar' e tem aula particular com E. Baptista

Guerra Borja Palmeiras Novorizontino Campeonato Paulista - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/04/2017 04h00

Investimento mais alto do Palmeiras para a temporada 2017 (R$ 35 milhões), Miguel Borja ainda tem muito a evoluir. Em uma questão especial, a marcação, o camisa 12 respondeu a uma cobrança interna de maneira positiva, na avaliação da comissão técnica. Hoje, após poucos meses de Academia de Futebol, o centroavante, enfim, entende o espírito implantado por Eduardo Baptista.

O treinador atestou a pouca participação do centroavante ‘sem a bola’. Defensivamente, Borja desagradava, e Eduardo Baptista promoveu uma aula particular para corrigir o mais rápido possível a pouca participação do camisa 12 nos momentos de pressão sobre o adversário.

Horas antes da vitória por 3 a 0 sobre o Novorizontino, o treinador palmeirense promoveu uma ‘aula particular’ com o atacante palmeirense. Eduardo Baptista exibiu um vídeo de aproximadamente 2min – com seis lances a serem corrigidos – para mostrar a importância da participação maior do camisa 12 nas ações defensivas.

A cobrança particular surtiu efeito imediato, segundo análise da própria comissão técnica palmeirense. Se com a bola Borja é unanimidade, sem ela começa a convencer Eduardo Baptista e companhia.

“Borja está se adaptando e entendendo o espírito da equipe. Está aprendendo a jogar sem bola. Eu e ele fizemos uma edição de alguns lances sem a bola. Com a bola não tem o que ensinar para ele, mas sem a bola ele precisava nos ajudar um pouquinho mais”, destacou o treinador palmeirense.

“Ele entendeu bem e melhorou muito do que a gente quer. Aí os companheiros ganham mais confiança e os gols vão aparecendo, porque tecnicamente é um bom jogador. Os companheiros municiarão mais bola e vai fazer mais gols”, prevê Eduardo Baptista, que tornou a conversa individual uma prática comum na Academia de Futebol.

"A gente tenta corrigir em treinamento, mas às vezes não fica da maneira como a gente quer. São vídeos curtos que a gente mostra; chamamos e discutimos, com o jogador tendo liberdade para questionar. Com o Borja foi assim, com outros também", afirmou.

Ofensivamente, Borja já convence desde a chegada. Em oito partidas disputadas com a camisa palmeirense, o reforço mais badalado da equipe anotou quatro gols. Dois deles nos jogos diante do Novorizontino, responsáveis por ajudar o Palmeiras a se classificar para a semifinal do Estadual.

A evolução de Borja no futebol brasileiro passa pelas exibições neste mês de abril. Além dos dois compromissos contra o Peñarol pela Copa Libertadores, o Palmeiras decide a sorte no Campeonato Paulista. Já no próximo final de semana, o atual campeão nacional encara o primeiro jogo pela semifinal, ainda sem adversário definido.