Topo

No Morumbi, São Paulo joga contra Linense e dependência de Cueva

Sem Cueva, Cícero pode assumir a função, mas São Paulo sofre sem o peruano -  Rubens Chiri / saopaulofc.net
Sem Cueva, Cícero pode assumir a função, mas São Paulo sofre sem o peruano Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

08/04/2017 04h00

O São Paulo busca uma forma de atuar sem Cueva. Em processo de recuperação de estiramento da coxa esquerda, o peruano é desfalque no segundo jogo do mata-mata das quartas de final do Campeonato Paulista com o Linense, neste sábado, às 16h, no Morumbi, e a missão do time tricolor é, além da vaga, aprender a viver sem seu principal jogador em 2017. 

Quando o camisa 10 não está em campo, o Tricolor mostra dificuldade para manter o rendimento. Com o meia, a equipe do técnico Rogério Ceni tem um aproveitamento de 72,7% dos pontos disputados. Sem ele, o aproveitamento passa a ser de 47,6%.

A produção do sistema ofensivo também não conseguiu repetir o desempenho sem Cueva. Com ele, foram 29 gols marcados em 11 jogos, média de 2,62 tentos por partida. Já nos sete confrontos em que o peruano esteve ausente, o São Paulo fez um gol por jogo. Também há uma queda na média de finalizações certas por partida do time no Campeonato Paulista (9,14 chutes no gol em cada duelo com Cueva, e 2,6 finalizações corretas sem o meia).

No total, Cueva tem 11 partidas disputadas pelo São Paulo nesta temporada, sete gols marcados e três assistências. O jogador sofreu a lesão no jogo contra o Uruguai, no dia 28 de março, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A previsão é de que ele seja liberado pelo departamento médico para voltar a treinar na próxima semana. Porém, também não é certo que ele tenha condições de enfrentar o Cruzeiro, na quinta-feira, pela Copa do Brasil.

Rogério Ceni provavelmente vai apostar na volta da dupla Cícero e Thiago Mendes para ajudar na criação das jogadas. Os dois foram poupados no empate por 0 a 0 com o Defensa y Justicia, da Argentina, na quarta-feira. Uma outra opção seria o recém-contratado meia Thomaz, ex-Jorge Wilstermann, da Bolívia.

Por outro lado, o técnico cogita a possibilidade de poupar alguns jogadores neste sábado. O centroavante Lucas Pratto, por exemplo, pode ser substituído por Gilberto, que não atuou nas últimas duas partidas do Tricolor (contra Linense e Defensa y Justicia).

No primeiro jogo do mata-mata do Estadual, o São Paulo venceu por 2 a 0. Por isso, o Tricolor pode perder por até um gol de diferença que, ainda assim, estará classificado para a semifinal. As duas partidas da série serão realizadas no Morumbi porque o Linense abriu mão do direito de jogar em casa para tentar aumentar o seu lucro com a renda.

Confira os números que comprovam a dependência de Cueva no São Paulo:

São Paulo com Cueva em 2017

11 jogos
7 vitórias
3 empates
1 derrota
29 gols marcados
17 gols sofridos
Aproveitamento 72,7%

São Paulo sem Cueva em 2017

7 jogos
2 vitórias
4 empates
1 derrota
7 gols marcados
7 gols sofridos
Aproveitamento 47,6%

Ficha técnica

São Paulo x Linense

Campeonato Paulista, quartas de final, jogo de volta
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 16h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Auxiliares: Alberto Poletto Masseira e Miguel Ribeiro
São Paulo: Renan Ribeiro, Buffarini, Maicon, Lugano e Júnior Tavares; João Schmidt, Thiago Mendes e Cícero; Wellington Nem, Luiz Araújo e Gilberto. Técnico: Rogério Ceni
Linense: Victor Golas; Bruno Moura, Rodrigo Lobão, Caíque e Pio; Bruno Costa, Diego Felipe, Tatá, Zé Antônio e Thiago Humberto; Gabrielzinho. Técnico: Márcio Fernandes