Topo

Blogueiros: Palmeiras favorito e clássico com 'equilíbrio total' nas semis

Montagem/UOL
Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em Santos (SP)

14/04/2017 04h00

Palmeiras x Ponte Preta e Corinthians x São Paulo. Os quatro semifinalistas começam, neste domingo (16), a decidir quem irá garantir vaga para a grande decisão do Campeonato Paulista. De um lado, a Ponte Preta quer voltar a surpreender depois de eliminar o Santos nas quartas. Do outro, um clássico que promete bastante equilíbrio nas duas partidas. Esta, aliás, é a opinião da maior parte dos blogueiros consultados pelo UOL Esporte. Confira as opiniões:

ANDRÉ ROCHA

Palmeiras x Ponte Preta

A Ponte Preta teve praticamente uma semana para se preparar para o jogo em casa. No Moisés Lucarelli foi superior ao Santos nas quartas. Em Campinas também superou o Palmeiras na última rodada da fase de grupos. Deve dar trabalho com o artilheiro William Pottker e o 4-1-4-1 compacto armado por Gilson Kleina.

Mas mesmo que sofra longe da capital, o Palmeiras é favorito contra qualquer equipe brasileira neste momento. Melhor elenco da América do Sul, apesar do desgaste para arrancar no último lance a vitória sofrida sobre o Peñarol na Libertadores, tende a se impor no confronto por conta da superioridade técnica. Mesmo dividindo atenção com o torneio continental parece mais forte a equipe de Dudu, Borja e Guerra.

Corinthians x São Paulo

Ambos tiveram confrontos duros pela Copa do Brasil. O Tricolor com um dia a menos de descanso, mas sem a viagem a Porto Alegre que o rival foi obrigado a fazer. A equipe de Rogério Ceni depende essencialmente da pressão que exerce no campo de ataque para sofrer menos na defesa que não foi vazada nos últimos confrontos recentes com times mais frágeis. Já é uma evolução.

Solidez defensiva que é a grande virtude corintiana neste início de temporada. Também será o trunfo para a ida no Morumbi. Mas será imprescindível tentar jogar fora de casa, com mais movimentação no quinteto ofensivo, principalmente de Jô, que deve abrir espaços e tornar as ações ofensivas menos previsíveis. Mas definir na Arena em Itaquera será uma vantagem considerável para quem tradicionalmente é tão forte no confronto.

AVALLONE

Uma previsão sobre os jogos da próxima semana e consequentes finalistas do Campeonato seria missão para Nostradamus. Por exemplo: um resultado, digamos, de 4 a 0 no primeiro jogo já seria o fim. Pela lógica, na teoria, os finalistas seriam Palmeiras - joga em casa a segunda partida - e Corinthians ou São Paulo, este um clássico de desfecho imprevisível. De resto, seria vender ilusão.

JUCA KFOURI

Palmeiras x Ponte Preta

Vejo que ao fim de dois jogos o poderio técnico e quantidade de opções do Palmeiras devem superar os limites da Ponte Preta. É claro que, em mata-mata, tudo é possível, mas em 180 minutos é improvável que a Ponte faça frente ao melhor elenco do país.

Corinthians x São Paulo

Entre Corinthians e São Paulo são outros 500. Tudo aberto. A defesa alvinegra tem comportamento homogêneo contra grandes e pequenos, diferentemente do ataque tricolor, mais bem-sucedido contra os pequenos. O São Paulo dependerá muito de ter ou não ter Cueva. O Corinthians de ser ou não capaz de criar minimamente que seja.

MARCEL RIZZO

Palmeiras x Ponte Preta

Favoritismo é do Palmeiras. Vive um bom momento na temporada, Eduardo Baptista parece que encontrou uma maneira de jogar que usa bem o elenco forte que recebeu. Time de Campinas deve jogar suas fichas na primeira partida, em Campinas, onde costuma jogar bem. Se viajar a São Paulo para o segundo jogo sem vantagem, não passa. 

Corinthians x São Paulo

Confronto interessante entre dois times que buscam identidade. O Corinthians de Carille tem a defesa como arma, o São Paulo de Rogério Ceni, apesar de não levar gol há quatro jogos, tem o ataque como destaque nesse início de carreira do ex-goleiro. Há equilíbrio, mas, neste momento, vejo o Corinthians um pouco melhor, mais seguro.

MENON

As semifinais mostram um jogo muito equilibrado e outro com um favorito claro.

Palmeiras x Ponte Preta

O Palmeiras é favorito ao título, então, com muito mais força, é favorito a chegar à final. É um time mais forte, com um elenco que permite boas trocas durante o jogo. Poderia até ser surpreendido em uma decisão com jogo único, mas em duas partidas, a possibilidade de uma surpresa diminui bastante. 

Corinthians x São Paulo

O São Paulo é favorito, pero no mucho. Os dois times tinham dificuldades concretas e antagônicas: o São Paulo levava muitos gols e o Corinthians fazia muitos gols. Um placar correto seria sempre o 1 x 1. Nas ultimas rodadas, o São Paulo evoluiu na qualidade e, consequentemente, no rendimento do setor defensivo, com as entradas de Jucilei e Renan. O Corinthians, mesmo com as chegadas de Jadson e de Clayton ainda não mostrou mais poder de fogo. Por esta ligeira melhora do São Paulo, eu o vejo com mais possibilidades de chegar à decisão.

RICARDO PERRONE

Palmeiras x Ponte Preta

O Palmeiras é o único dos semifinalistas que começa como favorito. Por ter mais jogadores com gabarito para decidir. Mesmo assim, não terá jogos fáceis contra a Ponte Preta, time bem organizado taticamente e muito forte em Campinas. Aposto que o melhor jogo dessa fase será entre alviverdes e pontepretanos.

Corinthians x São Paulo

No outro lado, o equilíbrio entre Corinthians e São Paulo é total. A tensão e o clima de guerra devem prevalecer. Aposto que uma falha individual, um só lance genial ou uma expulsão será suficiente para definir o finalista. Não há muito espaço para viradas num duelo tão equilibrado.