Topo

Mundo do futebol se curva ao fair play de Rodrigo Caio contra o Corinthians

Do UOL, em São Paulo

17/04/2017 04h00

O Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 0, mas o ponto mais debatido após o clássico no Morumbi não foi um dos gols. Aos 39 minutos do primeiro tempo, Rodrigo Caio assumiu ter sido o responsável pelo toque na coxa do goleiro Renan Ribeiro e livrou o rival Jô de um cartão amarelo que o tiraria do jogo de volta. A atitude do zagueiro foi amplamente debatida e recebeu muitos elogios.

O primeiro foi justamente o atacante do Timão, autor do primeiro gol neste domingo. “Parabéns ao Rodrigo Caio que teve atitude de homem, o futebol precisa disso. É uma amostra de que o futebol está mudando, que dá para ser honesto. Eu fiquei tranquilo porque sabia que não tinha pegado no Renan, mas ainda bem que o Rodrigo teve a honra de admitir”, elogiou, em sintonia com o técnico Fábio Carille.

“Que legal essa postura do Rodrigo Caio. Com cada um procurando ver o seu lado hoje em dia, é sempre bom ver uma atitude como essa. Pode ter certeza que no domingo eu vou procurá-lo para dar um abraço nele. O futebol precisa disso. Não adianta ser malandro, a malandragem não ajuda”, disse o treinador do Corinthians em entrevista coletiva. "É uma coisa tão rara hoje em dia... Ele merece ser premiado pela sinceridade, é o tipo de coisa que a gente quer ver no futebol", exaltou Rodriguinho, autor do segundo gol alvinegro no clássico.

"Fiz apenas o que deveria ser feito. Eu só falei para ele que eu tinha pisado no Renan, e não o Jô. Cada um com sua consciência", disse Rodrigo Caio, visivelmente frustrado com a derrota. 

Luiz Araújo elogiou brevemente o colega de equipe. "Agiu certo, foi honestidade. Se ele achou certo o momento de falar… A honestidade vale muito", comentou. Porém, ao tratar do ocorrido em sua entrevista coletiva, o técnico Rogério Ceni não entrou muito nos elogios ao atleta.

“Não vi muito bem o que aconteceu. Vi o Jô chegando por trás, mas parece que foi o Rodrigo quem acertou o Renan. Ele está de parabéns, é um menino bom, fez o jogo do fair play, como todos fazem em uma partida”, ponderou o treinador, preferindo não se colocar no lugar de seu comandado quando perguntado sobre se teria a mesma atitude: “Não posso te responder essa pergunta porque eu não jogo mais.”

Os blogueiros do UOL Esporte também elogiaram o são-paulino. “Os mais do que justos e dignos aplausos para a atitude de Rodrigo Caio”, escreveu Mauro Beting. Juca Kfouri tratou o lance como a “nota alta” do clássico e destacou: “momento raro no futebol brasileiro”.

Para Julio Gomes, uma sociedade ideal nem transformaria a atitude do zagueiro em notícia, já que ela deveria ser comum. “Esse tipo de honestidade deveria ser o mínimo, mas o mínimo está em falta”, pontuou.

O ex-árbitro de futebol Carlos Eugênio Simon também não poupou palavras positivas ao jogador revelado pelo São Paulo e desejado por clubes da Europa. Ele acredita que a torcida tricolor não deveria criticar a atitude. “Todos os aplausos ao Rodrigo Caio e oxalá sirva de exemplo para que outros jogadores também tenham essa atitude. E o torcedor tem que ter esse entendimento também. Vão crucificar quem está certo? Tem que aplaudir e louvar esse tipo de atitude”, disse no canal Fox Sports.

Ex-jogadores admitem: “Eu não faria”

Campeonato Paulista não é assunto novo para Edmundo, bicampeão do torneio pelo Palmeiras em 1993 e 1994. Atualmente comentarista na Fox Sports, no entanto, ele admitiu que não teria tomado a mesma atitude se estivesse no lugar de Rodrigo Caio.

"Com a cabeça quente, eu não faria, não teria essa atitude dele, não. Acho louvável, bacana, corretíssimo e tem que servir de exemplo para todo mundo, inclusive para a sociedade de um modo geral, mas eu acho que não faria, não", confessou.

Destaque em Flamengo, Grêmio e Palmeiras nos anos 90, Paulo Nunes adotou discurso parecido. “Não faria. Jogando dentro do campo, não faria. Não vou ser hipócrita, como atacante eu buscava muito irritar os jogadores e tirar proveito de uma situação. Eu concordo que tem que mudar, mas lá dentro de campo você está buscando a vitória e o melhor para o seu clube naquele momento. Não estou dizendo que ele não está certo, mas eu não faria”, disse na mesma emissora.