Topo

Tribunal define destino de Fagner, e Corinthians pode ter mais um desfalque

Do UOL, em São Paulo

02/05/2017 04h00

Já é certo que o Corinthians terá dois desfalques na partida decisiva contra a Ponte Preta no próximo domingo em Itaquera. Nesta terça-feira, o time pode perder mais um jogador para a segunda final do Campeonato Paulista: o lateral Fagner será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) por uma troca de agressões com o meia são-paulino Cueva, na semifinal do Estadual.

Os dois jogadores foram denunciados pela procuradoria no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, resumido por ato hostil. A pena prevista vai de um a três jogos. Dessa forma, se for considerado culpado, Fagner perderá a segunda partida da final do Paulista.

O lateral direito se juntaria ao volante Gabriel e ao meio-campista Rodriguinho. Os dois atletas corintianos levaram o terceiro cartão amarelo no jogo de ida diante da Ponte, em Campinas.

De acordo com o técnico Fábio Carille, se for suspenso, Fagner será substituído pelo jovem Léo Príncipe, de 20 anos, que estreou no time profissional do Corinthians na temporada passada. O lateral reserva disputou seis partidas como titular em 2017 - a última contra a Universidad de Chile, na primeira fase da Copa Sul-Americana, em Itaquera. 

Na última quarta-feira, João Zanforlin, advogado do Corinthians, disse ao UOL Esporte que o clube estuda solicitar um efeito suspensivo no caso de gancho. Fagner, assim, poderia atuar normalmente.

"Dependendo o que ocorrer no julgamento, podemos pedir. Ou pelo número de jogos [penas a partir de três partidas dão direito ao pedido], ou se há grande chance da decisão ser modificada no tribunal pleno, numa instância seguinte, que pode gerar um dano irreparável ao atleta", disse o advogado.

A confusão entre Fagner e Cueva ocorreu logo no começo do segundo tempo do clássico entre Corinthians e São Paulo, em Itaquera, disputado no dia 23 de abril. O são-paulino, primeiro, chegou a acertar uma cabeçada no corintiano, além de um tapa. Momentos depois, o lateral desferiu uma joelhada na parte posterior da coxa do meia, a chamada "paulistinha".

 O Corinthians abriu uma larga vantagem sobre a Ponte Preta ao bater o rival por 3 a 0 fora de casa. Agora, o time corintiano pode ser campeão paulista pela 28ª vez mesmo se perder por dois gols de diferença na sua arena.