Topo

Na estreia de Jair Ventura, Santos vence por 3 a 0 com golaço de Rodrigão

Do UOL, em Santos (SP)

17/01/2018 21h24

O Santos venceu o Linense por 3 a 0 nesta quarta-feira, no estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão, em Lins, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista. Sem grandes novidades no elenco, o técnico Jair Ventura, que fez sua estreia no comando da equipe santista, contou com os “renegados” de 2017 para vencer a partida. O principal deles, Rodrigão, que foi emprestado ao Bahia e devolvido antes do fim do Campeonato Brasileiro, marcou um golaço de cobertura e deixou o campo no segundo tempo ovacionado pela torcida.

Outro "renegado" que brilhou foi o meia Vecchio. O meia argentino, que ficou nove meses afastado do elenco santista na temporada passada, foi o responsável por substituir Lucas Lima, que se transferiu para o Palmeiras. Vecchio deu uma assistência para Arthur Gomes abrir o placar e iniciou a jogada do terceiro gol ao lançar Copete, que cruzou para Arthur Gomes fazer de cabeça.

Arthur Gomes, aliás, é outro que teve poucas chances em 2017. Ele marcou dois gols e foi decisivo na vitória santista ao abrir e fechar o placar.

Após vencer o Linense, o Santos volta a campo na próxima segunda-feira, quando enfrenta o Bragantino, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela segunda rodada do Paulistão. Já o Linense encara a Ponte Preta, domingo, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. 

Quem foi bem: Arthur Gomes inicia no banco, mas é decisivo com dois gols

O atacante Arthur Gomes iniciou a partida no banco de reservas, mas precisou entrar aos sete minutos do primeiro no lugar de Bruno Henrique, lesionado. O “prata da casa” foi decisivo ao abrir e fechar o placar com bastante oportunismo.

Quem foi mal: Victor Golas joga adiantado e não fez defesa

O goleiro do Linense jogou bastante adiantado a ponto de Rodrigão fazer um golaço de cobertura após perceber a postura do goleiro. Além disso, Golas não saiu do gol nos escanteios e não fez nenhuma boa defesa na partida.

Rodrigão brilha com golaço de cobertura

Sem Ricardo Oliveira e nenhum reforço fechado para a posição, o Santos apostou em Rodrigão para atuar como centroavante em sua estreia na temporada. O camisa 13, aparentemente acima do peso, correu bastante e ainda marcou um golaço. No final do primeiro tempo, ele viu o goleiro Victor Gola adiantado e chutou forte, de longe, para fazer o segundo gol santista na partida. O centroavante ainda acertou o travessão em cabeça no segundo tempo.

Lesão no olho de Bruno Henrique preocupa

O atacante Bruno Henrique deixou o campo lesionado aos sete minutos do primeiro tempo. O camisa 11 finalizou para o gol, mas a bola bateu no defensor e voltou em seu olho. O jogador não conseguiu mais enxergar durante todo o primeiro tempo e foi para o vestiário amparado pelos médicos santistas.

Jair Ventura repete “peças”, mas muda esquema

Com apenas o lateral esquerdo Romário como reforço, Jair Ventura escalou o Santos sem muitas novidades. No entanto, o treinador mudou o esquema do time. A equipe santista atuou no esquema 4-3-3, diferente do 4-2-3-1 de Dorival Júnior e Elano, treinadores do time em 2017, e até do 4-4-2, losango, utilizado por Levir Culpi também no ano passado. Na formação de Jair, a primeira linha de três atletas atuou com Vecchio na direita, Alison centralizado e Renato na esquerda. A segunda linha, mais avançada, atuou com Copete na direita, Rodrigão centralizado e Arthur Gomes na esquerda. 

Lucas Veríssimo salva gol e deixa o campo

O zagueiro Lucas Veríssimo, que está na mira do futebol europeu, salvou um gol do Linense quando a partida estava 2 a 0 para o Santos. O zagueiro vibrou bastante, pois o atacante Kauê “fazia fila” na defesa santista. Em seguida, ele sentiu dores na coxa e foi substituído por Luiz Felipe.

Ficha Técnica
Linense 0 x 3 Santos

Data e horário: 17/01/2018
Local: Estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão, em Lins
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Auxiliares: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo e Luiz Alberto Andrini Nogueira

Gols: Arthur Gomes aos 20 minutos do primeiro tempo e aos 10 minutos do segundo tempo e Rodrigão aos 46 minutos do primeiro tempo (Santos)

Cartões amarelos: Romário e Renato (Santos); Bileu (Linense)

Linense: Vitor Golas; Reginaldo, Leandro Silva, Adalberto e Eduardo; Bileu, Marcão e Danielzinho; Murilo Henrique (Thiago Humberto), Wilson (Kauê) e Berguinho (Kauê).
Técnico: Moacir Júnior.

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo (Luiz Felipe), Romário; Alison, Renato, Vecchio; Copete, Rodrigão (Yuri Alberto) e Bruno Henrique (Arthur Gomes).
Técnico: Jair Ventura.