Com falha e golaço do São Bento, São Paulo abre o ano com derrota

Do UOL, em São Paulo (SP)

A temporada começou com uma noite ruim para o São Paulo. Na abertura do Campeonato Paulista, o time do Morumbi visitou o São Bento em Sorocaba, pouco criou e ainda sofreu com um vacilo defensivo para sair atrás no placar. O São Bento tirou proveito da juventude da equipe da capital e ainda chegou ao 2 a 0 em belíssimo gol no fim da partida desta quarta-feira. Teve tempo até para gritos de olé da torcida mandante.

Em um time com quatro estreias e seis jogadores formados na base, era difícil esperar um futebol de qualidade do Tricolor. Ainda mais  com o gramado irregular do estádio Walter Ribeiro e com o excesso de faltas marcadas pelo árbitro Flávio Rodrigues da Silva. Os sorocabanos, com atletas mais rodados, tirou proveito da força física e de uma excelente marcação para sofrer pouco e ser letal no contra-ataque.

Maicosuel, um dos mais experientes entre os são-paulinos, bobeou, levou baile do lateral-direito Régis e viu o garoto Rony vacilar ao tentar cortar o cruzamento. Anderson Cavalo, arma dos donos da casa no segundo tempo, subiu sozinho e cabeceou forte contra Sidão, aos 23 minutos. Já aos 40, um golaço em jogada ensaiada fechou a conta para o São Bento, com Maicon Souza.

Na segunda rodada, será a vez de estrear o Morumbi em 2018. E com um time mais próximo do que se imagina de uma escalação titular. O adversário será o Novorizontino, às 19h de sábado. Já o São Bento, às 16h30 também de sábado, visita o Mirassol.

O exemplo do mais velho

Sidão era o jogador mais velho na equipe do São Paulo. Aos 35 anos, o goleiro foi o único dos titulares da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017 a iniciar o confronto contra o São Bento. E como atleta mais experiente era preciso dar exemplo e segurança aos mais jovens. Foi assim em desvio rápido de Fábio Bahia aos 13 minutos e em lance invalidado já no fim do primeiro tempo. O goleiro ainda precisou gritar muito para tentar corrigir os problemas na recomposição do Tricolor.

Pontas desafinados

Júnior Tavares e Maicosuel foram os escolhidos por Dorival para as pontas do ataque. Júnior, com a liberdade de carregar mais a bola e entrar em velocidade. Maicosuel, com a obrigação de criar por dentro, como normalmente Christian Cueva faz entre os titulares. Os dois pouco ajudaram a recompor a marcação, criando problemas para a linha defensiva. Dorival tentou inverter os lados da dupla, mas o São Bento rapidamente mudava seu alvo. Ofensivamente, Maicosuel ainda conseguiu melhorar com o passar do tempo e criou as duas melhores chances são-paulinas em lances de habilidade e boa visão, desperdiçados por Bissoli e Paulo Henrique. O problema é que, na defesa, o camisa 7 foi muito mal no gol sorocabano.

LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

O retorno do "Rei"

Depois de dois anos defendendo Ponte Preta e Chapecoense, Reinaldo voltou ao São Paulo com moral. Pelo menos para a diretoria e para a comissão técnica. Em seu primeiro jogo no retorno ao Tricolor, o lateral-esquerdo apresentou certo nervosismo nos primeiros minutos, mas rapidamente tornou-se uma válvula de escape segura. No segundo tempo, mais solto, fez boas tabelas e passou a ser arma importante para incomodar mais a defensa do São Bento. O problema é que foi ele quem perdeu a bola e cometeu a falta do segundo - e belo - gol adversário.

Os estreantes

Jogaram pela primeira vez com a camisa do São Paulo - no time profissional - os jovens Rony, Pedro Augusto e Paulo Henrique. O primeiro teve alguns problemas de entrosamento com Aderllan na dupla de zaga e falhou no gol de Anderson Cavalo, além de apresentar dores na coxa direita no fim da partida. Pedro se mostrou bastante firme na marcação e um bom organizador de jogadas, enquanto Paulo Henrique, mais adiantado no meio de campo, estava discreto até dar belo drible após pivô de Bissoli e ser impedido na última hora de marcar um golaço. Depois, na etapa final, foi a vez de Marquinhos Cipriano, de só 18 anos, entrar no posto de Júnior Tavares.

Na faixa

O jogo de abertura do São Paulo no Paulistão foi o primeiro do volante Araruna como capitão da equipe. Com a presença de Sidão, a expectativa era de que a faixa ficasse com o goleiro, mas o meio-campista recebeu a responsabilidade e tentou ajudar a orientar os companheiros e lidar com o árbitro. Tecnicamente, porém, esteve bem abaixo do esperado e pouco participou da criação de jogadas pelo meio.

Olho nele

Apesar da derrota na estreia, Dorival Júnior tem o que comemorar. Aos 20 anos, o garoto Bissoli não se intimidou com a força dos zagueiros do São Bento, atormentou os marcadores com boa movimentação e criou oportunidades para ele e para os companheiros, graças à mobilidade para girar e fazer a função de pivô. Foram três chances originadas pelo atacante.

Pintura sorocabana

O árbitro marcou falta duvidosa de Reinaldo sobre Maicon Souza na entrada da área. Em jogada ensaiada, o meia do São Bento estava à frente da bola com o experiente Marcelo Cordeiro, enquanto outro atleta se posicionava para cobrar. Cordeiro rolou para trás, Maicon girou chutando e mandou no ângulo de Sidão. Uma pintura!

FICHA TÉCNICA:
SÃO BENTO 2X0 SÃO PAULO

Local: Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Data/Hora: 17 de janeiro de 2018, às 19h30
Árbitro: Flavio Rodrigues da Silva
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Herman Brumel Vani
Cartões amarelos: João Paulo e Diego (SBE); Pedro Augusto (SAO)

GOLS: Anderson Cavalo, aos 23 minutos, e Maicon Souza, aos 40 minutos do segundo tempo (SBE)

SÃO BENTO: Rodrigo Viana, Régis, Douglas Assis, João Paulo e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Celsinho (Diego Felipe) e Maicon Souza; Leonardo (Lucas Farias), Lucas Crispim e Lucio Flávio (Anderson Cavalo). Técnico: Paulo Roberto Santos.

SÃO PAULO: Sidão, Bruno, Rony, Aderllan e Reinaldo; Pedro Augusto, Paulo Henrique e Araruna (Marcos Gulherme); Maicosuel (Brenner), Júnior Tavares (Marquinhos Cipriano) e Bissoli. Técnico: Dorival Júnior.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos