Topo

São Paulo reúne time titular e torcida para acalmar os nervos em 2018

Rodrigo Caio iniciará sua oitava temporada no profissional do São Paulo - Érico Leonan/saopaulofc.net
Rodrigo Caio iniciará sua oitava temporada no profissional do São Paulo Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/01/2018 04h00

O técnico Dorival Júnior alertou sobre os perigos do calendário apertado de 2018, avisou que faria revezamento entre dois times no início da temporada e que daria espaço para os jovens no São Paulo. O terreno preparado, no entanto, não foi suficiente para evitar que a derrota por 2 a 0 para o São Bento na abertura do Campeonato Paulista já colocasse sob desconfiança as promessas de um ano melhor no Tricolor. 

Sem crédito após dois anos seguidos brigando contra o rebaixamento, o São Paulo sabe que não tem margem para erros, mas respalda a comissão técnica a seguir com o que foi planejado desde dezembro. A ideia do revezamento é deixar todo elenco em condições iguais fisicamente no meio de fevereiro. Até lá, para compensar a curta pré-temporada, alternar é o melhor remédio, na visão de Dorival. 

O treinador assegura que não mudará as diretrizes por causa do revés na estreia, muito menos pela ira demonstrada por tricolores nas redes sociais ou questionamentos da imprensa. Só que a utilização do time titular neste sábado, às 19h, contra o Novorizontino, pode ajudá-lo a ter mais paz e confiança da torcida. Será o primeiro jogo em casa na temporada, com mais de 11 mil ingressos vendidos no Morumbi até a manhã da última sexta-feira.

No planejamento são-paulino, os jogos fora são melhores para jovens e reservas sofrerem menos pressão da própria torcida com eventuais erros e lances de insegurança. Já as partidas em casa, com os principais atletas, ajudam a atrair públicos maiores. Tanto é que mais uma vez o Tricolor garantiu pelo menos 10 mil pessoas para atuar como mandante - 2017 foi o primeiro ano da história do clube sem públicos inferiores a essa marca.

A última vez em que menos de 10 mil torcedores compareceram a um jogo do São Paulo em casa foi em 28 de agosto de 2016, no empate sem gols com o Coritiba pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o público foi de apenas 7.836 presentes no Morumbi. Já no ano passado, o Tricolor teve a segunda melhor média de público do país, atrás apenas do Corinthians, e emplacou os cinco melhores públicos pagantes do Brasileirão.

Em campo, Dorival apresentará o que tem de melhor à disposição neste momento, mas não ainda o que considera o time ideal. Christian Cueva e Diego Souza, talvez as principais estrelas do elenco, ficarão como opção no banco de reservas. A equipe deve iniciar o embate com Sidão, Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros e Shaylon, Marcos Guilherme, Lucas Fernandes e Brenner.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X NOVORIZONTINO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 20 de janeiro de 2018, às 19h
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo e Vitor Carmona Metestaine

SÃO PAULO: Sidão, Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros e Shaylon, Marcos Guilherme, Lucas Fernandes e Brenner. Técnico: Dorival Júnior.

NOVORIZONTINO: Oliveira, Tony, Éder, Anderson Salles e Tallyson; Adilson Goiano, Jean Patrick e Jean Carlos; Safira, Rafael Ratão e Francis. Técnico: Doriva.