Topo

Com "sombras" de Gabigol e Sasha, ataque do Santos tenta convencer Jair

Ataque titular do Santos deve ter Gabriel (foto), Sasha e Bruno Henrique nesta temporada - Divulgação/Santos FC
Ataque titular do Santos deve ter Gabriel (foto), Sasha e Bruno Henrique nesta temporada Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

22/01/2018 04h00

O Santos estreia na Vila Belmiro em 2018 nesta segunda-feira (22), diante do Bragantino, às 20h (de Brasília), pela segunda rodada do Campeonato Paulista, com o seu trio ofensivo motivado após participação decisiva na vitória por 3 a 0 contra o Linense, na última quarta (17).

Em baixa no último ano, Arthur Gomes, Rodrigão e até mesmo Jonathan Copete buscam convencer o novo técnico Jair Ventura já de olho nas sombras de Gabriel Barbosa, o Gabigol, e de Eduardo Sasha.

Gabigol ainda não foi oficializado pelo clube, mas está contratado pelo clube paulista como revelou o UOL Esporte na última quinta-feira. Mesmo em baixa, após passagens frustradas na Europa por Inter de Milão-ITA e Benfica-POR, o jogador chega respaldado para assumir a titularidade absoluta e se tornar a principal liderança técnica no elenco santista.

Sasha, por sua vez, não tem previsão de estreia. A comissão técnica estuda a possibilidade de relacioná-lo já nesta rodada, como opção entre os reservas. O jogador, no entanto, foi um pedido de Jair à nova diretoria, encabeçada pelo presidente José Carlos Peres. O treinador buscava a contratação do ex-jogador do Internacional enquanto ainda dirigia o Botafogo.

Por isso, Arthur Gomes e Rodrigão correm contra o tempo. O primeiro já surpreendeu com os dois gols na estreia, após aparições irregulares durante todo o último ano. Gomes chegou até mesmo a ganhar chances como titular com Elano, interino na reta final do Campeonato Brasileiro, mas sucumbiu com más atuações e dificuldades.

O atleta só recebeu nova oportunidade devido à perda inesperada de Bruno Henrique, que trata de uma lesão na retina e ficará fora, pelo menos, até a terceira rodada da competição. Ele levou uma bolada no rosto na estreia da temporada.

Rodrigão é outro que também busca redenção. Comprado como “artilheiro do Brasil” em 2016 junto ao Campinense-PB, o atacante jamais se firmou no clube. Retornou após ter sido devolvido pelo Bahia antes mesmo do fim do empréstimo. Contudo, a ausência de um camisa 9, devido à saída de Ricardo Oliveira para o Atlético-MG, e o gol na estreia podem segurá-lo na equipe de Jair.

Jair utilizou durante razoável período à frente do Botafogo um jogador de referência, o principal deles foi Roger, atualmente no Internacional. O técnico também gosta de recuperar jogadores.

Até mesmo Copete tem futuro aberto no clube após ter o seu nome ligado a possíveis negociações. Apesar de ter terminado o ano na reserva, Copete foi uma espécie de jogador de confiança de Dorival Júnior e de Levir Culpi no Santos.

O jogador colombiano deu o passe para o terceiro gol santista na estreia e pode convencer Jair a "brigar" por sua manutenção. O atual comandante santista já tomou atitude similar, vetando a saída do zagueiro Cléber, que quase acertou com o Vasco.

O clube ainda busca por mais alternativas para o setor no mercado, considerado o mais atingido pelas perdas de Ricardo Oliveira e Lucas Lima, além de outras saídas como Kayke e Thiago Ribeiro.

A diretoria abriu conversas com o Vitória para tentar a contratação do atacante colombiano Santiago Tréllez, que marcou dez gols em 23 partidas do Brasileiro. Além dele, tenta também outro sul-americano: o meia-atacante argentino Lucas Zelarayán, do Tigres-MEX.

Até o momento, o Santos fechou a contratação de apenas dois jogadores: o lateral esquerdo Romário, ex-Ceará, que teve estreia discreta contra o Linense, e o atacante Eduardo Sasha.

Além de Bruno Henrique, o técnico Jair Ventura não contará com o zagueiro Lucas Veríssimo, com lesão na coxa. Luiz Felipe deve ser o escolhido para formar dupla de zaga com David Braz Braz, e Cleber corre por fora pela vaga.

O Bragantino, por sua vez, também vem à Vila embalado pela vitória por 2 a 0 contra o Botafogo-SP. A principal novidade pode ser a estreia do atacante Miguel Bianconi, revelado pelo Palmeiras.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X BRAGANTINO

Data: 22 de janeiro de 2018, segunda-feira
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Salim Fende Chavez
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Bruno Salgado Rizo

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, David Braz e Romário; Alison, Renato e Vecchio; Arthur Gomes, Copete e Rodrigão. Técnico: Jair Ventura

Bragantino: Alex Alves;  Ewerton, Guilherme Mattis, Lázaro e Fabiano;  Adenilson, Evandro e Vitinho;  Léo Jaime, Gerley e Matheus Peixoto (Miguel Bianconi). Técnico: Marcelo Veiga