Topo

Gratidão ou revanche? Dorival divide opiniões no Santos antes do clássico

Gabigol diz que Dorival é especial, pois era reserva no Santos até a chegada dele - Divulgação/SantosFC
Gabigol diz que Dorival é especial, pois era reserva no Santos até a chegada dele Imagem: Divulgação/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/02/2018 04h00

São Paulo e Santos se enfrentam neste domingo, às 17h (de Brasília), no Morumbi, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Hoje treinador tricolor, Dorival Júnior é figura importante na formação do atual time e criou muitos vínculos com os santistas. Por conta disso, ele divide opiniões no elenco. Entre eles, o sentimento em relação a Dorival é de gratidão e revanchismo.

Muitos jogadores do Santos são crias de Dorival, mas existe também o grupo que foi rejeitado pelo treinador e não esconde a mágoa com o atual comandante do São Paulo. Em relação ao time titular, cinco foram preteridos pelo treinador: casos de Daniel Guedes, Alison, Vecchio, Caju e Jean Mota.

Vecchio ficou afastado do elenco e nove meses sem jogar futebol por conta de um desentendimento com Dorival. Guedes nunca foi titular com o treinador, enquanto Alison chegou a ser emprestado ao Red Bull. Caju e Mota tiveram suas chances, mas não agradaram.

No entanto, os atletas mais caros do elenco santista só ganharam espaço no Santos por conta de Dorival Júnior: casos de Gabigol, que está emprestado ao Santos e pertence à Inter de Milão, o zagueiro Lucas Veríssimo e o meia-atacante Vitor Bueno.

Gabigol foi vendido por 27 milhões de euros em 2016. Dorival Júnior se orgulha publicamente de ter ajudado o Santos a receber este montante pelo jogador. E com justiça. Gabriel era reserva na equipe santista, comandada então pelo técnico Marcelo Fernandes, até a chegada de Dorival.

O atual técnico do São Paulo corrigiu a principal falha de Gabigol: marcação. E, por conta disso, o camisa 10 do Santos engrenou como titular, chegando inclusive a seleção brasileira e ao inédito título olímpico.

“O São Paulo é um grande time, tem um grande treinador, o Dorival é muito especial pra mim, mas vou focado", afirmou Gabigol.

Lucas Veríssimo e Vitor Bueno estavam no time B. Como Dorival gostava de acompanhar os jogos das categorias de base e do então sub 23, ele “puxou” a dupla para o elenco principal. Em pouco tempo, os dois viraram titulares e são bem valorizados atualmente.

Por Veríssimo, o Santos recebeu uma proposta de 8,5 milhões de euros do Spartak de Moscou, da Rússia. O negócio só não foi fechado devido a briga de empresários por divisão de comissões. Já Bueno só não seguiu o mesmo caminho de seu companheiro pois passou por uma cirurgia ligamentar no joelho direito e ficou sete meses longe dos gramados.

"Dorival foi o treinador mais especial que eu tive na carreira. Me colocou para jogar, me subiu, devo muito a ele por tudo que aconteceu. Tenho que dizer obrigado por ter me aberto as portas", disse Bueno após o treino desta quinta-feira, no CT Rei Pelé.

Vale ressaltar que Gustavo Henrique, outro atleta valorizado e prejudicado por cirurgias ligamentares, também virou titular no Santos somente após a chegada de Dorival Júnior. Ele deve atuar contra o São Paulo pois o titular David Braz está suspenso.

Dorival já reencontrou os seus pupilos e renegados no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o São Paulo venceu o Santos por 2 a 1, no Pacaembu. Até então, desde sua primeira passagem pelo Santos em 2010, o treinador nunca havia vencido o alvinegro praiano.