Topo

Palmeiras não está só: em SP, time chega a mais de oito meses sem derrotas

Desde junho, São Bernardo fez 14 jogos, com sete vitórias e sete empates - Anderson Lira/São Bernardo FC
Desde junho, São Bernardo fez 14 jogos, com sete vitórias e sete empates Imagem: Anderson Lira/São Bernardo FC

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

21/02/2018 04h00

Pouca gente é capaz de questionar o bom momento do Palmeiras no Campeonato Paulista. Afinal, em 2018, o time comandado por Roger Machado fez oito jogos e não perdeu - foram seis vitórias e dois empates.

O que pouca gente sabe é que a série invicta do Palmeiras tem concorrência. Na verdade, de um clube quase vizinho, localizado no ABC Paulista, que também ainda não perdeu jogos no ano.

Na Série A-2 do Paulista, o São Bernardo é o líder invicto, com cinco vitórias e três empates em oito partidas. Considerando a Série D do Campeonato Brasileiro de 2017, o time aurinegro não perde há 14 jogos, com sete vitórias e sete empates.

A última derrota do São Bernardo foi ainda pela fase de grupos da Série D, em 11 de junho de 2017: fora de casa, perdeu para o Foz do Iguaçu por 2 a 1. A equipe chegou até a terceira fase do torneio, mas foi eliminado pelo São José (RS) com dois empates em 0 a 0 - nos pênaltis, vitória da equipe gaúcha por 4 a 3.

Mas qual é o segredo para a invencibilidade de mais de oito meses? "Acredito que os atletas realmente acreditaram na ideia, em como nós abordamos jogos fora de casa", explicou o técnico do São Bernardo, Wilson Júnior, ao UOL Esporte. "Eles têm cumprido principalmente isso, aumentando o nível de atuação", completou.

Wilson já era o treinador do São Bernardo na Série D, e foi mantido no cargo após a eliminação. Para o ex-goleiro, com marcante passagem pelo Corinthians na década de 1990, a manutenção do elenco e da comissão técnica tem ajudado no bom momento do clube.

"Acho que 70% do elenco é o mesmo, com uma ou outra mudança. Isso é um fator que tem ajudado muito", conta o treinador, que diz não ter enfrentado o risco de uma demissão após a queda na quarta divisão nacional, em julho do ano passado. "Em nenhum momento foi passado isso, até porque foi uma montagem complicada na Série D", relata.

No confronto direto, deu Palmeiras

Curiosamente, Palmeiras e São Bernardo se enfrentaram em um jogo-treino no dia 7 de fevereiro, na Academia de Futebol palmeirense. Na ocasião, o time comandado por Roger Machado venceu por 1 a 0, graças a um gol marcado por Hyoran no segundo tempo da atividade.

Jogo-treino Palmeiras x São Bernardo - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Em duelo de invictos, Palmeiras venceu jogo-treino contra o São Bernardo por 1 a 0
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Diante do bom momento das duas equipes, Wilson Júnior diz ter assistido dois jogos oficiais do Palmeiras, e traça semelhanças e diferenças com o trabalho feito por Roger Machado em 2018. "São campeonatos diferentes. O Palmeiras também manteve o elenco, qualificou o grupo, mas trocou o treinador", analisou.

De quebra, a dupla ainda tem mais um concorrente nesta briga de invictos: a Portuguesa Santista. Na Série A-3 de 2018, o time contabiliza seis vitórias e quatro empates em dez jogos. Última derrota? Em 19 de agosto, a equipe perdeu para o São Caetano por 5 a 1 na Copa Paulista.

A sequência da Briosa, porém, chega a 13 partidas de invencibilidade se consideradas a Copa Paulista 2017 (o time se despediu na primeira fase, empatando em 0 a 0 com o Nacional na última rodada) e a Copa Rubro-Verde 2018 (um empate em 2 a 2 com a Portuguesa-RJ e uma vitória por 3 a 2 sobre a Portuguesa-PR). Ao todo, são sete vitórias e seis empates no período.

Diante da disputa, o próprio Wilson elogia a equipe santista. "Nosso diretor foi até assistir a um jogo deles agora", conta, elogiando o trabalho feito pelo técnico Sérgio Guedes no time do litoral. "A Portuguesa Santista conseguiu montar um elenco bem competitivo para a competição", acrescentou.

Pela Série A-2, o São Bernardo volta a entrar em campo no sábado, quando recebe a Portuguesa no Estádio Primeiro de Maio. A equipe rubro-verde ocupa a 14ª colocação do torneio (com 16 times), somando seis pontos em sete jogos.

Para Wilson, porém, a sequência invicta não significa pressão a mais. "Nós temos que ganhar jogos para conquistar a meta da classificação. Estamos jogando para ganhar naturalmente, porque o campeonato pede isso", afirmou. Na Série A-2 de SP, os quatro primeiros colocados avançam às semifinais, enquanto os dois últimos caem para a Série A-3 de 2019.