Topo

SP chega à reta final do Paulistão a três pontos da zona de rebaixamento

Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Do UOL, em São Paulo

26/02/2018 22h06

A três rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Paulista, o São Paulo vive uma situação pitoresca. Lidera o Grupo B, com 11 pontos, mas a posição não pode ser considerada um privilégio. Ao mesmo tempo em que está próximo de assegurar vaga nas quartas de final, a equipe treinada por Dorival Júnior, que não vence há três partidas pelo Estadual, está a apenas três pontos da zona de rebaixamento.

Os times com as duas piores campanhas da fase de grupos serão rebaixados à Série A2 em 2019, posições que, após o complemento da nona rodada, na noite desta segunda-feira (26), pertencem a Linense (seis pontos) e Santo André (oito).

A equipe de Lins será o próximo adversário do Tricolor, neste domingo, no Gilbertão. Uma hipotética derrota fora de casa ainda não deixaria o São Paulo na zona de descenso porque Ferroviária e Mirassol, ambos com dez pontos, fazem confronto direto na abertura da décima rodada, nesta sexta-feira (2).

No entanto, os jogos deste fim de semana poderiam aumentar o risco, principalmente se equipes com menos pontos ou com os 11 do São Paulo ultrapassarem na tabela geral, casos de São Caetano (encara o Palmeiras, fora), Ponte Preta (Bragantino, em casa), Novorizontino (Ituano, em casa) e Red Bull Brasil (São Bento, em casa).

A situação poderia ser mais incômoda se o Linense tivesse vencido o Botafogo-SP nesta segunda, mas as equipes empataram por 1 a 1, em Ribeirão Preto. O time de Lins, que poderá ser o primeiro rebaixado do Paulistão 2018 na próxima rodada, teria a possibilidade de chegar a oito pontos e, no domingo, fazer "confronto direto" com o São Paulo.

Confira quais são os últimos nove colocados do Campeonato Paulista na tabela geral após nove rodadas, considerando os critérios de desempate:

8º - São Paulo - 11 pontos
9º - Novorizontino - 11 pontos
10º - Red Bull Brasil - 11 pontos
11º - São Caetano - 10 pontos
12º - Ferroviária - 10 pontos
13º - Ponte Preta - 10 pontos
14º - Mirassol - 10 pontos
15º - Santo André - 8 pontos
16º - Linense - 6 pontos