Topo

Falta de bagagem faz Jardine ser aposta de médio prazo no São Paulo

André Jardine vai comandar o São Paulo neste domingo, contra o Red Bull - Igor Amorim/saopaulofc.net
André Jardine vai comandar o São Paulo neste domingo, contra o Red Bull Imagem: Igor Amorim/saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

11/03/2018 04h00

O São Paulo não esconde de ninguém a confiança que tem no potencial de André Jardine. No entanto, a partida deste domingo, às 17h, contra o Red Bull, deve ser uma das únicas dele no comando da equipe profissional do Tricolor nesta temporada. Técnico multicampeão nas categorias de base, ele foi promovido para auxiliar do time principal neste mês, porém, não esteve presente nas listas de cotados da diretoria para assumir em definitivo o cargo de treinador.

Na visão dos dirigentes, Jardine tem muita capacidade para evoluir no clube e é visto como uma aposta de médio prazo. Segundo os tricolores, o treinador ainda precisa de rodagem e o momento conturbado do São Paulo não seria propício para alguém em início de carreira. Ou seja, a chance de queimar o técnico seria grande.

"Acho que o Raí e o Ricardo Rocha estão muito corretos. Técnico precisa de seu tempo, precisa de uma maturação, Tem muita chance de dar certo esse projeto", disse Júnior Chavare, que trabalhou como diretor da base do São Paulo, em 2015, quando trouxe Jardine do Grêmio para o clube. 

"Ele tem um perfil de técnico novo, com muita qualificação. Tem muito tempo na base como experiência e evoluiu na parte acadêmica. É uma pessoa de fácil trato, muitas virtudes e sabe extrair tudo de um atleta", completou Chavare, que hoje trabalha como diretor de operações em novos negócios da K2 Soccer. 

Além da partida deste domingo, Jardine chegou a dirigir o time profissional de maneira interina em 2016 em duas oportunidades, na vitória por 2 a 1 sobre o Santa Cruz, fora de casa, e na derrota para o Botafogo por 1 a 0, no Morumbi. Na sequência, Ricardo Gomes assumiu o cargo e o treinador voltou para as categorias de base. 

Desta vez, existe ainda a possibilidade de Jardine dirigir o São Paulo na quarta-feira, contra o CRB, pela Copa do Brasil. O Tricolor, porém, espera definir em breve quem será o novo treinador. O uruguaio Diego Aguirre é o favorito.

Emprestado fora de jogo

O Red Bull conta em seu elenco com o meia Thomaz, emprestado pelo São Paulo até o fim do Campeonato Paulista. No entanto, o jogador não poderá ser escalado para enfrentar o Tricolor por causa de uma cláusula em seu contrato que o proíbe de enfrentar o clube dono de seus direitos. A partida deste domingo é decisiva para o São Paulo tentar fechar a primeira fase do estadual na liderança do seu grupo.   

Ficha técnica

São Paulo x Red Bull

Campeonato Paulista, 12ª rodada

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 11/3/2018
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Auxiliares: Fabrício Porfírio de Moura e Enderson Emanoel Turbiani da Silva

São Paulo: Jean; Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Petros e Hudson (Shaylon); Nenê, Cueva (Diego Souza) e Valdívia; Trellez. Técnico: Dorival Júnior.

Red Bull: Julio Cesar; Everton Silva, Anderson Marques, Tiago Alves e Breno Lopes; André Castro, Doriva e Éder Luis; Deivid, Claudinho e Edmilson. Técnico: Ricardo Catalá