Contra o São Bento, Santos quer evitar "lei do ex" em testes para decisões

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Ivan Storti/Santos FC

    Jair Ventura faz os útimos ajustes no time para encarar decisões que virão pela frente

    Jair Ventura faz os útimos ajustes no time para encarar decisões que virão pela frente

O Santos faz diante do São Bento neste domingo (11), às 17h (de Brasília), na Vila Belmiro, a sua última partida pela primeira fase do Campeonato Paulista. Mesmo já classificada, a equipe do técnico Jair Ventura tenta no confronto válido pela 12ª rodada evitar a "lei do ex" para não dificultar a série de confrontos decisivos pelo estadual.

Do outro lado, o Santos se reencontrará com Lucas Crispim, preterido por Ventura e dispensado pelo clube no início deste ano.

Apesar de encontrar um adversário que "cumprirá tabela", sem chances de avançar na competição, um tropeço pode comprometer a possibilidade de jogar o decisivo confronto pelas quartas de final como mandante, diante do Botafogo-SP, que provavelmente acontecerão nos dias 18 e 21 de março.

Mesmo com a base da equipe montada, o técnico Jair Ventura ainda tem dúvidas e utilizará o confronto para testes. Na lateral-direita, por exemplo, poderá avaliar mais uma atuação de Daniel Guedes antes de contar novamente com Victor Ferraz, que deve retornar diante do Nacional, do Uruguai, na próxima quinta-feira (15), no Pacaembu.

Guedes tem, provavelmente, a última partida para tentar convencer o treinador a bancar a sua manutenção e conseguir a vaga de Ferraz, "dono" da posição desde 2015.

Mas ele não é a única dúvida do treinador. Na lateral-esquerda, Jean Mota e Dodô travam disputa pela titularidade. O primeiro, meio-campista de origem, já foi elogiado publicamente pelo treinador por participar efetivamente das construções de jogadas santistas, o último deles no empate por 1 a 1 no clássico contra o Corinthians, no último domingo (4).

Dodô, no entanto, foi o nome encontrado pela diretoria para ser o titular da posição. O jogador surpreendeu na estreia, na quarta-feira, pelo fato de ter suportado atuar os 90 minutos sem ser substituído. Foi dele, também, a cobrança falta que gerou o gol santista, marcado por Yuri Alberto.

"Estou pensando muito nesse jogo de domingo, quero muito jogar e estrear na Vila. É um sonho que quero realizar. Quero convencer o Jair a me levar para o jogo de quinta-feira", disse o camisa 16.

Apesar de Vecchio e Alison serem titulares absolutos no meio de campo, a última vaga, de Renato, ainda é uma incógnita. O experiente jogador deve atuar e precisará provar para ganhar a concorrência de Léo Cittadini, utilizado nos últimos jogos na função.

No ataque, Gabriel Barbosa e Eduardo Sasha estão garantidos, porém o último nome ainda levanta questionamentos. O colombiano Jonathan Copete foi quem mais atuou. mas uma atuação decisiva de Rodrygo ou de Arthur Gomes podem pesar pela titularidade.

Jair não antecipou se poupará, ou não, jogadores. Neste início de trabalho no Santos, o técnico tem se notabilizado por conceder diversas oportunidades aos jogadores, arrancando elogios públicos de seus atletas. Apesar de utilizar muitos atletas, Jair Ventura tem sido fiel a um esquema tático: 4-1-4-1. Houve poucas variações táticas durante as partidas – todas para os esquemas 4-3-3 e 4-4-2.

Entre os atletas inscritos no Campeonato Paulista, o técnico santista não utilizou apenas os goleiros Vladimir e João Paulo, o zagueiro Cléber Reis e o volante Yuri, os dois últimos por conta de lesões. O volante Alison, suspenso, será o único desfalque.

Para a partida, o São Bento não contará com o lateral Régis, liberado para acertar a sua transferência para o São Paulo. Além disso, põe a prova o trabalho do técnico Paulo Roberto Santos, há 30 meses no cargo, o mais longevo do país.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X SÃO BENTO

Data:
11 de março de 2018, domingo
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Herman Brumel Vani e Alberto Poletto Masseira

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, David Braz, Lucas Veríssimo e Jean Mota (Dodô); Guilherme Nunes, Renato (Léo Cittadini) e Vecchio; Copete, Eduardo Sasha e Gabriel Barbosa. Técnico: Jair Ventura

São Bento: Rodrigo Viana; Lucas Farias, Luizão, João Paulo e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Maicon Souza, Diogo Oliveira, Lucas Crispim e Everaldo; Lúcio Flávio. Técnico: Paulo Roberto Santos

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos