Com classificação do Palmeiras, Paulistão terá final inédita neste século

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

O Palmeiras garantiu uma vaga na final do Campeonato Paulista ao derrotar o Santos nos pênaltis na noite da última terça-feira, no Pacaembu. A vitória alviverde fará com que o Estadual de São Paulo tenha uma decisão inédita neste século.

O time alviverde agora enfrentará o vencedor do confronto entre Corinthians e São Paulo, nesta quarta-feira, em Itaquera. Em qualquer um dos casos, a decisão será diferente das 17 edições anteriores.

A última decisão entre Palmeiras e Corinthians aconteceu em 1999, no penúltimo ano do século XX. Já o derradeiro duelo entre palmeirenses e são-paulinos numa final aconteceu há 26 anos, ainda na temporada 1992.

Vale lembrar que o Corinthians, para ir à final, precisa bater o São Paulo nesta quarta por dois gols de diferença - se vencer pela contagem mínima, a decisão será nos pênaltis. Qualquer igualdade ou vitória do time do Morumbi, os tricolores estarão na decisão.

Caso raro no século

Nos últimos 17 anos, somente uma vez a final do Paulistão colocou frente a frente dois times da capital paulista. Em 2003, Corinthians e São Paulo se enfrentaram, com vitória e título alvinegro no Morumbi.

De 2001 para cá, o São Paulo só disputou a final da edição 2003, justamente quando perdeu para o Corinthians. Já o Palmeiras chegou às decisões de 2008 e 2015, quando enfrentou a Ponte Preta e o Santos, respectivamente.

Nesse período, o Corinthians, por sua vez, buscou o título contra Botafogo (2001), São Paulo (2003), Santos (2009, 2011 e 2013) e Ponte Preta (2017). Importante ressaltar que as edições de 2002, 2005 e 2006 foram disputadas sob o sistema de pontos corridos, sem uma final.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos