Topo

FPF elogia atitude de juiz do dérbi e culpa tumulto por demora na decisão

Danilo Lavieri e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

08/04/2018 21h43

A Federação Paulista de Futebol elogiou a decisão de Marcelo Aparecido de Souza por cancelar o pênalti marcado em cima do Dudu para o Palmeiras. Em nota, a entidade diz que houve a correção de um erro.

Além disso, a FPF afirma que a demora para que a decisão fosse tomada aconteceu por conta da confusão dentro de campo e não para que os juízes recebessem informação externa.

Por fim, o comando do futebol paulista diz que faz parte da de sua diretriz que os árbitros sempre consultem seus auxiliares em lances difíceis de serem marcados.

Os árbitros deixaram o Allianz Parque quase três horas depois do fim da partida, um tempo muito maior do que o comum. Ele falou brevemente que estava satisfeito por ter tomado a decisão correta e recebeu escolta para deixar o Allianz.

Confira a nota oficial da FPF:

O departamento de arbitragem da FPF trabalha diariamente pela excelência. O intuito sempre foi de que a arbitragem não interfira nos resultados das competições. E esse objetivo foi alcançado.
A decisão da arbitragem, de anular o pênalti que havia sido marcado equivocadamente, foi correta.
- O árbitro Marcelo Aparecido de Souza marcou a penalidade pela visão que tinha no momento do lance. Neste momento, o quarto árbitro Adriano Miranda o chama pelo rádio.
- Por conta do tumulto criado após a marcação, há uma demora na correção da decisão.
- Assim que os árbitros se reúnem, Miranda reafirma que o jogador Ralf tocou a bola antes.
- A decisão é corrigida e marca-se escanteio.

Por fim, a diretriz da arbitragem prevê que o árbitro, em todo lance com alta dificuldade, consulte toda sua equipe para, em conjunto, tomar as decisões corretas.