Topo

Corinthians provoca e diz que "fator externo" foi sua torcida

Do UOL, em São Paulo

10/04/2018 18h39

A final do Campeonato Paulista de 2018, disputada no último domingo (8), ainda não acabou. A polêmica em torno da arbitragem ganha proporções inéditas à medida que o Palmeiras promete ir ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para cobrar explicações do diretor de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF. O Corinthians, por sua vez, vive a ressaca do título de muito bom humor e não perde a oportunidade de cutucar o rival.

"Teve fator externo, sim. Um fator externo imenso chamado Fiel!", escreveu o perfil oficial do clube no Twitter, com a mensagem acompanhada por um vídeo. Neste, vários jogadores agradecem ao apoio dos 37 mil torcedores que fizeram festa na Arena Corinthians, na sexta-feira anterior ao clássico (6).

O texto corintiano tem sua carga de ironia. Uma das principais reclamações de torcedores palmeirenses é de que uma decisão do árbitro Marcelo Aparecido teria sofrido interferência externa. O apitador deu pênalti de Ralf em Dudu no segundo tempo mas, após conversa com o quarto árbitro, voltou atrás.

Nesta terça, a polêmica cresceu. O Palmeiras junta provas em vídeo para apresentar ao TJD. O UOL Esporte teve acesso às imagens que mostram Dionísio Roberto Domingos, o diretor de arbitragem da FPF, saindo de um lugar reservado (que fica no centro do gramado, entre os lugares dos suplentes dos dois times, na saída do túnel) e indo até a beira do gramado para se comunicar com o assistente. Essa comunicação, de acordo com o time de Palestra Itália, já é ilegal.