Topo

Paulista - 2019

Corinthians enfrenta São Caetano de cara nova e sonhando alto em 2019

Corinthians de Carille busca o tricampeonato estadual, feito que não ocorre há 80 anos - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Corinthians de Carille busca o tricampeonato estadual, feito que não ocorre há 80 anos Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

20/01/2019 04h00

O Corinthians abre a temporada completamente mudado em relação ao ano passado. Os reforços são o maior atrativo na estreia no Campeonato Paulista contra o São Caetano: quase metade do time que joga às 17h (de Brasília) deste domingo (20) chegou recentemente ao clube, o que dá cara nova ao elenco comandado por Fábio Carille. No primeiro compromisso oficial do ano, o objetivo em Itaquera é deixar 2018 para trás.

Richard, Ramiro, Sornoza e André Luis estão garantidos na equipe titular, assim como Gustavo, que reestreia após passar dois anos emprestado a outros clubes. Desta forma Carille muda cinco das seis peças do meio-campo para frente: só o camisa 10 Jadson "sobreviveu" à reformulação dos setores e segue como titular.

Tantas mudanças naturalmente prejudicam o entrosamento, mas o Corinthians pretende compensar as dificuldades caprichando na bola aérea. No amistoso contra o Santos, no último domingo (13), Gustavo foi bastante acionado pelo alto e mostrou ser muito perigoso em lances do tipo - foi assim que anotou o gol corintiano, aliás, após assistência de André Luis.

Se a bola aérea é estratégia na frente, é preocupação atrás. Na defesa, este foi o principal assunto da pré-temporada alvinegra e deu dor de cabeça a Carille. As dificuldades pelo alto foram frequentes no jogo-treino contra o Nacional-SP e reapareceram contra o Santos, inclusive com gol sofrido. "Mostrei em vídeo onde a gente errou, porque alguns pararam na linha [de marcação]. Os erros no início serão normais. Incomodam, mas vamos diminui-los", promete o técnico.

A exemplo do restante da equipe, a zaga corintiana também tem novidade. Marllon ganhou lugar ao lado de Henrique, na posição que era de Léo Santos e chegou a ser ocupada por Pedro Henrique nos treinamentos. Será o primeiro teste da nova dupla de zagueiros, o que fez Carille usar boa parte dos treinos para trabalhar questões táticas defensivas. "O time tomou muitos gols [em 2018], e isso tira um pouco da confiança", admite o treinador, que separou três treinos para se concentrar exclusivamente na última linha de marcação.

Taças em campo e apresentação de reforços

Boselli - HENRIQUE BARRETO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - HENRIQUE BARRETO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: HENRIQUE BARRETO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Maior campeão paulista, o Corinthians recebe o São Caetano para dar início à sua defesa do bicampeonato estadual. As taças conquistadas em 2017 e 2018 estarão no acesso ao gramado, por onde os jogadores passam antes do hino nacional. Depois da solenidade, os corintianos ainda posarão para foto com uma faixa do "Tem Saída", projeto da Prefeitura de São Paulo que combate a violência contra a mulher.

No intervalo, Manoel e Mauro Boselli serão apresentados à torcida. A expectativa é que a dupla de reforços desça ao gramado e seja saudada pelos torcedores presentes na Arena Corinthians.

Retrospecto

O São Caetano historicamente é uma pedra no sapato do Corinthians, tendo vencido 13 dos 30 confrontos entre as equipes até aqui - foram cinco empates e 12 triunfos alvinegros. No último duelo, no entanto, Jadson (dois), Júnior Dutra e Romero marcaram e garantiram goleada por 4 a 0 na segunda rodada do último Paulistão.

Ficha Técnica

Corinthians x São Caetano

Data: 20 de janeiro de 2019, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo-SP
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo

Corinthians: Cássio; Fagner, Marllon, Henrique e Danilo Avelar; Richard, Ramiro, Jadson, André Luis e Sornoza; Gustavo. Técnico: Fábio Carille.

São Caetano: Jackson, Anderson Luis, Joecio, Max (Saimon) e Capa; Willians, Ferreira e Cristian; Ítalo, Rafael Marques e Diego Rosa. Técnico: Pintado.

Boselli, Ramiro e mais seis: os reforços do Corinthians para 2019

UOL Esporte