Topo

Paulista - 2019

Palmeiras estreia no Paulista dosando forças e preocupado com desgaste

Felipão inscreveu apenas 21 jogadores no Campeonato Paulista - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Felipão inscreveu apenas 21 jogadores no Campeonato Paulista Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

20/01/2019 04h00

O Palmeiras faz sua estreia oficial na temporada neste domingo (20) ao enfrentar o Red Bull a partir das 19h (de Brasília) no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Mas o Verdão ainda não estará com sua força máxima nesse primeiro jogo do Campeonato Paulista. Preocupado com a maratona de partidas logo de cara em janeiro e colocando outras competições como prioridade, o clube vai tentar começar o ano com vitória, mas dosando forças.

A comissão técnica tem levado muito em conta a questão física para formar o time nesse início de temporada, já que o calendário prevê quatro jogos em 10 dias em um período no qual os jogadores estão longe do melhor condicionamento e mais suscetíveis a lesões. O volante Bruno Henrique, por exemplo, capitão do time e destaque de 2018, deve ser preservado e começar no banco, apesar de Felipão não ter aberto a maioria dos treinamentos.

Outros jogadores importantes no elenco, como Moisés e Jean, além de reforços como Arthur Cabral, Carlos Eduardo e Matheus Fernandes, nem foram inscritos no Paulista neste primeiro momento. Ainda em fase de observações técnicas e físicas, Felipão optou por registrar apenas 21 nomes na primeira versão da lista enviada à FPF.

Ainda assim, com um elenco numeroso e tido unanimemente como um dos mais fortes do Brasil, o Palmeiras terá poder de fogo de sobra para a estreia contra o Red Bull. Nomes como Dudu (de contrato renovado), Lucas Lima e Felipe Melo devem estar em campo, mantendo a base da equipe campeã brasileira no ano passado. A principal novidade deve ser o atacante Felipe Pires, recém-chegado que deve ficar com a vaga do lesionado Willian na ponta direita e que vai enfrentar justamente a equipe que o formou na base.

"Espero jogar contra o Red Bull, ficarei muito feliz de reencontrar um clube que me ajudou, me revelou. Tenho muitos amigos lá ainda", disse Felipe Pires. "A maior dor de cabeça é do professor Felipão, mas é positiva. Que treinador não quer treinar um elenco como o do Palmeiras? Ele tem que tomar a decisão, ver quem está melhor fisicamente".

Do outro lado, o Red Bull tentará surpreender o favorito. O time de Campinas conta com alguns nomes conhecidos no elenco, como o goleiro Júlio César, ex-Corinthians, e o volante Uillian Correia, com passagens por times como Vitória, Coritiba e Cruzeiro.

"Já enfrentei o Palmeiras e tive a felicidade de marcar um belo gol", disse Uillian. "Sabemos que é a equipe a ser batida nos últimos anos. Vem conquistando títulos, mas temos consciência das nossas qualidades. Nos preparamos bem para os desafios que vamos ter. Temos bons nomes individualmente e estamos com um grupo muito forte. Temos de jogar com inteligência e confiamos que podemos sair desse primeiro desafio do ano com um bom resultado".

FICHA TÉCNICA

Red Bull x Palmeiras

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 20/01/2019
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

Red Bull: Júlio César; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Romário; Barreto, Uillian Correia e Everton; Osman, Roberson e Ytalo. Técnico: Antônio Carlos Zago

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Felipe Melo e Lucas Lima; Felipe Pires, Dudu e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Reforços do Palmeiras para a temporada 2019

UOL Esporte