Topo

Corinthians

Corinthians considera manter Méndez e Lucão fora dos inscritos no Paulista

Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

09/02/2019 04h00

O Corinthians chegou a 11 contratações neste início de temporada e mudou quase um terço do elenco agora comandado por Fábio Carille. Os reforços têm animado o técnico, mas também poderiam criar um dilema no Campeonato Paulista: quem será inscrito? Com apenas duas vagas restantes na lista principal, a tendência é que Júnior Urso seja utilizado, mas Bruno Méndez e Lucão fiquem fora da primeira fase do Estadual.

Os recém-contratados elevam a sete o número de zagueiros do elenco. Todos os outros cinco estão inscritos no Paulista, o que mantém Carille bem coberto na posição. Além disso, Lucão deve exigir uma atenção especial neste início de temporada pois passou por uma cirurgia no joelho no meio de 2018. Já Bruno Méndez sacrificou as férias de final de ano para treinar com a seleção uruguaia sub-20, cuja camisa atualmente defende no Sul-Americano da competição.

Questionado exatamente sobre isso, o diretor de futebol Duílio Monteiro Alves não demonstra intenções de acelerar a estreia da dupla de reforços. "O Bruno [Méndez] tem 19 anos, precisa ter um tempo de adaptação; estamos pensando no segundo semestre. O caso do Lucão é o mesmo, está voltando de lesão, e não seria para jogar no momento. A ideia é estar pronto para possíveis perdas no meio do ano", disse o dirigente ao jornal Lance!, referindo-se a possíveis vendas de Léo Santos e Pedro Henrique.

Oficialmente a FPF (Federação Paulista de Futebol) relaciona 24 corintianos na lista que disponibiliza em seu site. Desta forma, das 26 vagas para cadastro de jogadores, sobraram apenas duas, que atualmente estão em disputa entre Júnior Urso e atletas do atual elenco.

Caíque, Renê Júnior e Romero têm pouquíssimas chances, por motivos diversos: o goleiro já viu três companheiros de posição serem inscritos; o volante ainda está lesionado; e o atacante segue afastado enquanto não renovar contrato ou ser vendido. Já o meia Marquinhos tem muitos concorrentes inscritos, enquanto Sérgio Díaz treina normalmente mas ainda sofre com problemas no joelho.

A expectativa é que uma das vagas restantes seja mesmo de Júnior Urso, volante que chega com prestígio e deve brigar por vaga entre os titulares. A outra pode ser utilizada com um atleta da base que não se encaixe na chamada "lista B" ou ser preservada enquanto houver chance de contratar o lateral esquerdo Guilherme Arana (ou outro reforço, se for o caso). O prazo para inscrições é 1º de março.

Além da lista principal, o Estadual permite que os clubes inscrevam atletas das categorias de base à parte dos 26 nomes principais. Para ser elegível a esta relação, o jogador precisa preencher três quesitos: ter nascido a partir de 1998; estar no Corinthians de forma ininterrupta há pelo menos um ano; e ter disputado alguma competição de base da FPF pelo clube até 2018. 

No Corinthians, Filipe, Léo Santos, Carlos Augusto e Pedrinho já estão na chamada "lista B". Esta relação pode aumentar caso Fábio Carille deseje incluir nomes da equipe sub-20 que se destacaram na última Copa São Paulo Júnior, casos do volante Roni, do meia Fabrício Oya e do atacante Rafael Bilu, por exemplo. 

Confira a lista de inscritos do Corinthians no Paulista:

Goleiros: Cássio e Walter
Laterais: Fagner, Michel e Danilo Avelar
Zagueiros: Henrique, Marllon, Manoel e Pedro Henrique
Volantes: Gabriel, Ralf, Thiaguinho e Richard
Meias: Ramiro, Jadson, Araos, Sornoza e Mateus Vital
Atacantes: André Luis, Boselli, Clayson, Gustavo e Gustavo Silva, Vagner Love

Lista B: Filipe, Léo Santos, Carlos Augusto e Pedrinho.

Corinthians