Topo

Palmeiras

Palmeiras pega Bragantino com mistério sobre rodízio após 1º respiro do ano

Jogadores do Palmeiras durante treinamento neste sábado (9) - Palmeiras/Flickr
Jogadores do Palmeiras durante treinamento neste sábado (9) Imagem: Palmeiras/Flickr

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

11/02/2019 04h00

O Palmeiras volta a campo nesta segunda-feira (11) para enfrentar o Bragantino, às 20h, no Pacaembu, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, com dúvidas na equipe titular após o primeiro "respiro" da temporada. Depois de uma maratona de cinco partidas em 13 dias, a equipe teve pela primeira vez uma semana completa para trabalhar, o que coloca um ponto de interrogação no sistema de rodízio de Felipão.

O treinador, como de costume, fechou todos os trabalhos à imprensa ao longo da semana e não deu qualquer pista do time que entrará em campo contra o Bragantino. O único desfalque certo é Deyverson, expulso contra o Corinthians, que será julgado também nesta segunda no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) pela cusparada que deu em Richard no clássico.

O rodízio foi uma necessidade nos primeiros jogos do ano e já fazia parte do planejamento físico da equipe, que teve apenas 18 dias de pré-temporada. Para minimizar o risco de lesões, a solução encontrada foi revezar quase todos os jogadores de um jogo para o outro. Agora, com nove dias de intervalo desde a última partida, a situação é diferente, e é possível que pelo menos parte do time que enfrentou o Corinthians seja repetida.

Felipão sempre manteve o discurso de continuar em 2019 com a política de rodar bastante o elenco. A estratégia foi um sucesso no ano passado: além de ter mantido o Palmeiras brigando em três frentes até as fases decisivas, também foi apontada internamente com um fator crucial para manter todos os atletas motivados, em um grupo que tinha jogadores importantes sem lugar cativo na equipe titular.

O time que começou jogando o clássico na última rodada teve Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Carlos Eduardo, Dudu e Borja. Caso Felipão mantenha o revezamento de titulares, o Palmeiras deve ter uma defesa totalmente diferente (Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís), além das prováveis presenças de Thiago Santos, Moisés, Gustavo Scarpa e Felipe Pires.

O jogo marcará também a primeira vez do Palmeiras no Pacaembu em 2019. O time não poderá jogar no Allianz Parque por causa dos shows do cantor Ed Sheeran, marcados para quarta (13) e quinta (14). No ano passado, o Verdão atuou seis vezes no estádio municipal, com cinco vitórias e uma derrota. Sob o comando de Felipão, o aproveitamento foi de 100%, com quatro vitórias.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Bragantino

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 11/02/2019
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Furlan
Assistentes: Vitor Carmona Metestaine e Gustavo Rodrigues de Oliveira

Palmeiras: Weverton (Fernando Prass); Marcos Rocha (Mayke), Antônio Carlos (Luan), Edu Dracena (Gustavo Gómez) e Victor Luís (Diogo Barbosa); Thiago Santos (Felipe Melo), Moisés (Bruno Henrique) e Gustavo Scarpa (Lucas Lima); Felipe Pires (Zé Rafael), Dudu e Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Bragantino: Alex Alves; Itaqui, Lázaro, Edimar e Léo; Magno, Klauber e Rafael Chorão; Wesley, Vitinho e Matheus Peixoto. Técnico: Marcelo Veiga

Palmeiras