Topo

Corinthians

Corinthians inscreve Sérgio Díaz, corrige "erro" e fecha lista no Paulista

Sérgio Díaz passa em frente a Fábio Carille durante treino do Corinthians no CT Joaquim Grava - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Sérgio Díaz passa em frente a Fábio Carille durante treino do Corinthians no CT Joaquim Grava Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

20/02/2019 18h50

Sérgio Díaz é o 26º nome do Corinthians na lista principal da primeira fase do Campeonato Paulista. O atacante tem ganhado moral com Fábio Carille nas últimas semanas e, como correção de um erro admitido pelo treinador, foi oficializado hoje como o último inscrito pelo time no Estadual.

Na última semana Carille foi enfático e tratou a ausência de Díaz entre os inscritos como uma falha de planejamento. "Considero que eu e minha comissão erramos por não inscrever o Sérgio Díaz no Campeonato Paulista", disse na ocasião. "As informações que tínhamos não eram boas, em relação ao joelho dele. Ele voltou a sentir um incômodo em um jogo-treino, então na inscrição eu deixei fora, mas ele está me agradando demais nos treinos. É um jogador que busca profundidade", elogiou o treinador.

Com Díaz, o Corinthians preenche todos os 26 nomes permitidos na lista principal do Paulistão - o prazo era 1º de março. A vaga restante estava em disputa principalmente entre ele e o zagueiro Bruno Méndez, mas ainda havia a possibilidade de reservar o lugar para um possível reforço - como Guilherme Arana, por exemplo.

A escolha por Díaz reforça a intenção da comissão técnica de contar com Méndez apenas no segundo semestre, como o diretor de futebol Duílio Monteiro Alves já disse publicamente. O zagueiro "tem apenas 19 anos, precisa de um tempo de adaptação", disse o dirigente há cerca de dez dias.

Além da lista principal, o Paulistão permite que os clubes inscrevam atletas das categorias de base à parte dos 26 nomes principais. Para ser elegível a esta relação, o jogador precisa preencher três quesitos: ter nascido a partir de 1998; estar no Corinthians de forma ininterrupta há pelo menos um ano; e ter disputado alguma competição de base da FPF pelo clube até 2018. No Corinthians, Filipe, Léo Santos, Carlos Augusto e Pedrinho já estão na chamada "lista B".

Siga o UOL Esporte no

Gabriel pode ser substituído na lista

Por regulamento, os clubes podem trocar jogadores que tenham se lesionado durante a primeira fase do Paulista. É justamente o caso de Gabriel, que passou por cirurgia hoje à tarde e deve ficar de molho por três meses. O Corinthians deve protocolar em breve um pedido na Federação Paulista de Futebol, acompanhado de um laudo médico, para solicitar a troca do volante por outro jogador.

Do elenco atual, quatro atletas estão atualmente fora do Paulista: Caíque, que está atrás dos três goleiros já inscritos; Renê Júnior, volante que ainda se recupera de lesão; Marquinhos, meia que está atrás da concorrência; e Ángel Romero, que vive imbróglio contratual.

Corinthians