UOL Esporte Campeonato Português
 
25/09/2009 - 18h19

Brasileiro Alan marca nos acréscimos e mantém Braga na liderança

O Braga precisou suar para vencer pela sexta vez no Campeonato Português, na abertura da sexta rodada. Mesmo com um homem a mais, a surpreendente equipe líder da competição perdeu um pênalti e só conseguiu superar o Olhanense fora de casa por 1 a 0 com um gol do atacante Alan aos 49min do segundo tempo, garantindo-se assim no topo da tabela.

Time com 11 jogadores brasileiros no elenco, dentre eles o zagueiro André Leone e o meia Márcio Mossoró, o Braga teve dificuldades em furar o bloqueio defensivo do Olhanense, campeão da segunda divisão da última temporada. Os alvinegros do noroeste português, aliás, ainda levaram um susto no primeiro tempo, quando o zagueiro Sandro acertou o travessão em um chute de fora da área aos 25min.

Um lance que poderia ser determinante para ajudar o time visitante na cidade de Olhão foi a expulsão do goleiro Ventura, que cometeu pênalti em Alan aos 45min e acabou punido com o cartão vermelho. O atacante Meyong, porém, cobrou por cima da meta defendida a partir de então por Bruno Veríssimo e jogou fora a grande oportunidade da vitória.

Em um segundo tempo de jogo pouco criativo de ambas as partes, o Braga apostou na entrada do atacante Adriano Louzada, contratado junto ao Porto no início deste ano. O jogador, que teve passagens por clubes como Palmeiras e Cruzeiro em solo brasileiro, não disputava uma partida do Português há quase um ano e meio, uma vez que não fazia parte dos planos do técnico Jesualdo Ferreira no estádio do Dragão.

O Braga, contudo, só foi reagir no último dos quatro minutos de acréscimo da partida. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na esquerda para o meia Hugo Viana, que levantou na área para Alan. O brasileiro, oportunista, recebeu e mandou para as redes aos 49min, selando o triunfo dos visitantes.

A vitória manteve o aproveitamento de 100% do Braga na competição e deixou o time dirigido pelo técnico Domingos Paciência na liderança, com 18 pontos. O vice-líder do Português é o Benfica, com 13, que neste sábado enfrenta o Leixões em Lisboa. Por sua vez, o Olhanense caiu para o oitavo lugar, com seis pontos ganhos.

Sem precisar se preocupar com o Benfica graças ao gol salvador de Alan, o Braga volta a campo em 4 de outubro, recebendo o Vitória de Setúbal. No mesmo dia, o Olhanense atua mais uma vez no estádio José Arcanjo, dessa vez contra o Porto, atual tetracampeão português.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host