UOL Esporte Campeonato Português
 
10/01/2010 - 20h13

Helton defende pênalti no final, Porto vence e segue caça aos líderes

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O goleiro brasileiro Helton brilhou no final da partida disputada neste domingo, entre Porto e União Leiria, no estádio do Dragão. O camisa 1 dos anfitriões defendeu um pênalti no final do jogo – cobrado pelo também brasileiro Ronny - e garantiu a vitória do Porto por 3 a 2, em duelo válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Português.

O resultado faz com que o Porto não deixe os líderes Benfica e Braga dispararem na tabela da competição. O time do brasileiro Helton, terceiro colocado, chegou aos 32 pontos, contra 36 dos rivais, que também venceram seus jogos nesta 15ª rodada.

O time da cidade de Porto não pôde contar neste domingo com o atacante brasileiro Hulk, suspenso preventivamente pela Comissão Disciplinar da Liga por incidentes no túnel do estádio da Luz, em clássico contra o Benfica.

Com uma temperatura próximo de zero grau, Falcão Garcia marcou o primeiro sem muito esforço, após desarme do zagueiro que deixou o atacante em condições totais para inaugurar o placar. O brasileiro Diego Gaúcho empatou, após cobrança de falta. Logo em seguida, Bruno Alves marcou de cabeça e colocou o Porto novamente na frente.

Porém, logo no começo do segundo tempo, o também brasileiro Ronny soltou uma bomba da entrada da área e empatou o jogo mais uma vez. Mas o Porto tinha o inspirado colombiano Falcão Garcia, que marcou seu segundo gol no jogo e o terceiro dos anfitriões.

Na sequência, o União Leiria teve Djuricic expulso, por colocar a mão na bola. Mesmo com um a menos, os visitantes conseguiram um pênalti pouco antes do final do jogo, cometido pelo brasileiro Fernando, que recebeu o segundo amarelo e também foi expulso. Ronny foi para a cobrança e bateu forte, mas Helton acertou o canto e defendeu, garantindo a vitória dos donos da casa.

Um pouco antes, o Acadêmica não encontrou dificuldades para vencer o derby diante do Naval por 2 a 0. Os gols foram marcados no primeiro tempo, com Lito e Sougou. A vitória leva a equipe do Acadêmica aos 16 pontos, na 10ª colocação, ultrapassando o próprio Naval, que permanece com 15, uma posição a menos.

Em casa, no primeiro jogo do dia do Português, o Olhanense empatou por 1 a 1 com o Paços Ferreira e chegou a sua oitava igualdade no Campeonato Português, em 15 jogos. William abriu o placar para os visitantes, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Zequinha empatou para os anfitriões.

O resultado manteve a equipe na zona de rebaixamento, com 11 pontos, na 15ª colocação, à frente apenas do Belenenses, que joga nesta segunda-feira. Já o Paços Ferreira subiu para 15 e segue na zona intermediária.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host