UOL Esporte Campeonato Português
 
27/03/2010 - 19h11

Com gol de Luisão, Benfica bate Braga e dá passo importante rumo ao título

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O zagueiro Luisão deixou o Benfica ainda mais próximo do título português desta temporada. No duelo dos líderes da competição, disputado neste sábado, em um lotado estádio da Luz, os encarnados venceram o Braga por 1 a 0 com um gol do brasileiro - no último lance do primeiro tempo - e aumentaram a distância dos rivais na tabela para seis pontos, restando agora seis rodadas para o término do Campeonato Português.

O resultado levou o Benfica aos 61 pontos na classificação, contra 55 do Braga. Com a vitória, os encarnados mantêm um tabu que já dura quase 56 anos. No mês de outubro de 1954, o Braga conseguia o que seria seu único triunfo diante do Benfica dentro do Estádio da Luz. Agora, são 42 vitórias a favor dos atuais líderes, 11 empates e somente uma vitória dos minhotos em toda história da liga nacional.

Em campo, as duas equipes não corresponderam às expectativas de um emocionante jogo, já que se tratava do duelo entre os líderes da competição. A primeira - e única - grande chance de gol foi criada somente aos 23min, e apenas em função de uma falha da defesa do Braga. Saviola aproveitou falha de Felipe Oliveira, invadiu a área e bateu para o gol, exigindo ótima intervenção do goleiro Eduardo.

Apesar de não conseguir criar, o domínio era quase que total dos donos da casa, mas da forma que estava a disputa, somente um lance de bola parada poderia mexer no placar, e foi o que aconteceu. Depois de cobrança de escanteio pela direita, Javi Garcia desviou de cabeça e a bola bateu no brasileiro Luisão; o zagueiro rapidamente ajeitou o corpo e chutou de esquerda para o fundo das redes, no último lance da primeira etapa.

No segundo tempo, diante da necessidade do resultado, o Braga – que havia perdido Marcio Mossoró em função de uma contusão no tornozelo - passou a atacar os donos da casa depois de sofrer alguma pressão nos primeiros minutos. Em cruzamento da esquerda, Moisés cabeceou cruzado e a bola tirou tinta da trave esquerda. Nos minutos finais, o duelo ficou mais equilibrado, e o Braga até criou oportunidades para empatar o duelo, mas não conseguiu.

Vitória de Guimarães consolida-se no G-5

Antes do duelo dos líderes, o Vitória de Guimarães enfrentou o Acadêmica, em casa. O jogo caminhava para o empate, até que Rui Miguel acertou um lindo chute de longa distância aos 40min do segundo tempo e garantiu o triunfo por 1 a 0 dos anfitriões. O resultado consolidou ainda mais a presença do Vitória na quinta colocação, portanto na zona de classificação para a Liga Europa, agora com 36 pontos. O Acadêmica segue com 24, em 12º lugar.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host