UOL Esporte Campeonato Português
 
24/04/2010 - 07h00

Benfica tem chance de ser 1º campeão da temporada nas grandes ligas europeias

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Alan Kardec, um dos brasileiros do elenco do Benfica, pode se sagrar campeão português

    Alan Kardec, um dos brasileiros do elenco do Benfica, pode se sagrar campeão português

Neste fim de semana, pode sair o primeiro campeão das principais ligas nacionais da Europa nesta temporada. O Benfica está bem perto de assegurar a conquista antecipada do Campeonato Português, quebrando uma hegemonia de quatro temporadas do Porto. Para dar a volta olímpica, porém, a equipe encarnada terá que esperar até o domingo e torcer por um tropeço do Braga – além, claro, de cumprir sua parte.

Neste sábado, o Benfica enfrenta o Olhanense às 17h15 (horário de Brasília, com acompanhamento do Placar UOL Esporte), pela antepenúltima rodada do Português. A torcida das Águias tem bons motivos para acreditar em uma vitória que deixaria o time com as mãos na taça. Para começar, o time atuará em casa e deve ter lotação máxima no estádio da Luz para apóia-lo.

Além disso, o rival deste sábado não desperta tantas preocupações, pelo menos em teoria. O Olhanense ocupa a 14ª colocação no Português, com apenas 25 pontos ganhos em 27 partidas. O time ganhou somente quatro de seus jogos e luta para se distanciar da zona de rebaixamento.

O Benfica, por outro lado, cumpre campanha irrepreensível no torneio. A equipe lidera a competição com 70 pontos e sofreu apenas uma derrota até aqui. A força das Águias se traduz nos números: o time marcou nada menos do que 70 gols e sofreu apenas 16, tendo o melhor ataque e a melhor defesa do país.

Entre os principais destaques do time, estão alguns jogadores da seleção brasileira: o zagueiro Luisão (que volta à equipe após cumprir suspensão na última rodada) e o meio-campista Ramires. Além deles, outros compatriotas também chamam a atenção, como Júlio César, Airton, David Luiz, Felipe Menezes, Alan Kardec, Éder Luís e Weldon. Isso sem contar outros sul-americanos, como os argentinos Ángel di Maria e Javier Saviola, além do paraguaio Óscar Cardozo.

Para celebrar a conquista do título nacional, o Benfica precisa somar mais pontos do que o Braga neste fim de semana. Vice-líder com 64 pontos, a equipe foi a maior surpresa da temporada portuguesa e chegou a liderar o campeonato. Os bracarenses, aliás, conseguiram uma façanha: o time foi o único a bater as Águias (2 a 0, em casa). O Benfica deu o troco no estádio da Luz, com um triunfo por 1 a 0.

Para estragar a festa do Benfica, o Braga desafia a Naval neste domingo às 14h (horário de Brasília). A missão parece ser mais difícil, pois os bracarenses jogarão na casa do adversário. Uma vitória mantém a equipe na briga pelo título, mas entrar em campo sabendo do resultado do jogo do Benfica promete colocar uma pressão extra sobre os jogadores.

Uma vitória do Benfica obriga o Braga a vencer todos os seus jogos e torcer para que as Águias percam suas duas partidas finais. Nesta situação, as duas equipes terminariam empatadas em número de pontos, mas os bracarenses levam vantagem nos critérios de desempate (maior número de gols marcados no confronto direto). Resta saber se o fim de semana será de festa para a torcida encarnada, ou se as comemorações devem ser adiadas até a próxima rodada.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host