UOL Esporte Campeonato Português
 
16/05/2010 - 15h02

Porto vence Chaves, leva Taça de Portugal e comemora 1º título da temporada

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Sobrou o título da Taça de Portugal para a equipe do Porto. Depois de ficar de fora da disputa do caneco do Campeonato Português, ser vice na Taça da Liga de Portugal e desperdiçar até uma vaga na próxima Liga dos Campeões, o Porto venceu o Chaves pelo placar de 2 a 1, neste domingo, e fez a festa no estádio Nacional do Jamor, comemorando seu primeiro título na temporada.

Para chegar à final da competição, o Porto – que defendia o título conquistado na temporada passada, diante do Paços Ferreira – precisou eliminar Sertanense, Oliveirense, Belenenses, Sporting e Rio Ave, enquanto o modesto Chaves, time da terceira divisão do futebol português, passou por Amares, Leça, União Serra, Beira Mar, P. Ferreira e Naval até chegar à grande decisão.

O Porto conseguiu construir uma boa vantagem em busca do título ainda na primeira metade da etapa inicial. O colombiano Guarín inaugurou o placar em chute cruzado de direita, aos 13min. Dez minutos depois, o time de Jesualdo Ferreira aproveitou rápido contra-ataque para ampliar. O argentino Belluschi ganhou uma bola no meio e lançou o brasileiro Hulk, que esperou o momento certo para cruzar para Falcão Garcia.

O colombiano, em posição que gerou reclamação dos defensores do Chaves, não desperdiçou e mandou para as redes. Hulk, além da assistência para o segundo gol, era um dos que mais aparecia na partida. Aos 26min, o brasileiro não balançou as redes por muito pouco, mas finalizou para fora um lance que o goleiro Rui Rego já estava vencido.

Na segunda etapa, o Porto diminuiu o ritmo e quase não criou chances de gol, assim como o Chaves. Aos 30min da etapa final, os torcedores do Dragão já comemoravam a vitória, e foi justamente neste período que o Chaves aproveitou falha da defesa do Porto e marcou com Clemente, diminuindo o placar e colocando 'fogo' na partida.

No lance seguinte, Hélton salvou o Porto do empate. Hulk respondeu, acertando uma bomba em cobrança de falta. Rui Rego fez ótima defesa e evitou o terceiro gol do Porto. Depois, restou aos torcedores dos Dragões aguardar o apito final e comemorar o 15º título da competição.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host