O Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte 2013 é dividido em quatro fases: Taça FNF, Taça Cidade do Natal, Copa Rio Grande do Norte e Final.

Taça FNF

A fase preliminar será disputada por oito agremiações que jogarão dois turnos. O time com melhor índice técnico será o campeão e terá uma vaga na Copa do Brasil de 2013, enquanto o vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Brasil de 2014. Os seis melhores se classificam para a segunda fase da competição e o pior será rebaixado para a segunda divisão.

Taça Cidade do Natal

Os seis melhores times da Taça FNF se juntam aos dois que disputam a Copa do Nordeste (ABC-RN e América-RN). As equipes se enfrentam em jogos apenas de ida. Os dois primeiros colocados garantem vaga para a final, disputada em dois jogos. O campeão terá vaga na Copa do Brasil de 2013 e o vice fica com a vaga de 2014.

Copa Rio Grande do Norte

Os dez times se enfrentam em turno único. Os dois primeiros colocados garantem vaga para a final, disputada em dois jogos. O campeão terá vaga na Copa do Brasil de 2013 e o vice fica com a vaga de 2014.

Caso a agremiação vice campeã da Copa FNF venha a conquistar também a Copa Rio Grande do Norte ou a Copa Cidade do Natal, a vaga remanescente destinada a Copa do Brasil 2014 ficará para a agremiação melhor colocada na Classificação Geral do Campeonato, excluídas aquelas que já tenham conquistado vaga para a mesma competição.

Final

A decisão será feita entre os campeões de cada turno, em partidas de ida e volta, com mando de campo da segunda partida para a equipe com melhor desempenho somado todas as fases. Caso o campeão das duas fases seja o mesmo time, será declarado campeão automaticamente.

Em caso de igualdade no número de pontos em qualquer fase, os critérios de desempate são (dentro da fase), nesta ordem:

a) Número de vitórias;

b) saldo de gols;

c) gols marcados;

d) gols sofridos;

e) sorteio.

UOL Cursos Online

Todos os cursos