Topo

Oscar Roberto Godói

Falta de respeito e obediência aos árbitros é grande

Raphael Claus em ação na arbitragem - Andres Larrovere/AFP
Raphael Claus em ação na arbitragem Imagem: Andres Larrovere/AFP

19/04/2019 11h09

Final de semana com decisões dos estaduais e, com certeza, muito trabalho para as arbitragens, do campo e do VAR. Infelizmente, a falta de respeito e obediência aos árbitros está sendo muito grande, tanto dos jogadores quanto dos técnicos. Quando o "VAR" beneficia se torna o melhor recurso do mundo, quando prejudica não tem credibilidade. Vai entender.

Os árbitros têm o poder de punir os revoltados com os cartões amarelo ou vermelho, como fez Jean Pierre no Gre-Nal. Inaceitável a atitude do jogador D'Alessandro e do técnico Odair Hellmann, ambos do Internacional, após a marcação de um pênalti, legítimo, para o Grêmio. Paredes segurou o calção de Cortez dentro da área: falta = pênalti.

A evolução técnica dos goleiros aliada a transgressão da regra está deixando de lado aquele provérbio popular "pênalti e gol é gol". O referido pênalti assinalado pelo árbitro durante o jogo foi cobrado por André e defendido por Marcelo Lomba. Tivemos tudo de irregular na execução: Lomba adiantou-se e a área foi invadida por jogadores das duas equipes. Gol ou não a cobrança deveria ter sido repetida. Porém, ninguém reclamou e o árbitro ficou aliviado.

O empate em 0 a 0 levou a decisão para os pênaltis e, graças à conivência da arbitragem, os goleiros se consagraram efetuando quatro defesas irregulares, melhor para o gremista Paulo Vitor com três, levando seu time para a conquista do título de campeão. E, mais uma vez, ninguém reclamou do avanço dos goleiros.

Na decisão paulista entre Corinthians x São Paulo teremos o reencontro do árbitro Raphael Claus com o corintiano Clayson, depois da frase "chupa Claus" proferida pelo jogador que foi julgado pelo TJD e punido pelo faz de conta. Aliás, o Tribunal da Federação Paulista foi um tigrão com Clayson mas, com o técnico Felipão está sendo uma.............. . Deixa pra lá.

Claus será auxiliado por Danilo Manis e Marcelo Van Gasse, dois excelentes assistentes. Douglas Flores será o quarto árbitro. O VAR será observado por Thiago Peixoto, Emerson Carvalho e Rodrigo Guarizo, que estão se especializando em arbitragem eletrônica. A equipe se completa com Welton Wohnrath como avaliador de vídeo e Carlos Nogueira Junior como avaliador de campo.

Que todos possam saborear ovos da Páscoa com a consciência tranquila!

Oscar Roberto Godói